quarta-feira, agosto 07, 2024

Não olhe para trás

      “E a mulher de Ló olhou para trás e ficou convertida numa estátua de sal.Gênesis 19.26
      “Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.Hebreus 12.2

      Talvez a maior tentação que enfrentamos neste mundo seja de olharmos para trás, e tanto coisas más quanto boas podem tirar nossos olhos do que há de melhor à frente. A história de Ló é conhecida, ele vivia numa cidade que desagradava a Deus e Deus resolveu destruir a cidade por causa disso, mas vendo em Ló alguma boa sinceridade permitiu que ele e sua família fugissem antes da destruição. Só havia uma condição, seguirem em frente e não olharem para trás, a esposa de Ló não obedeceu a orientação, olhou para trás e se transformou em estátua de sal. A lição mais importante dessa passagem é uma metáfora que se aplica a muitas experiências e escolhas que os seres humanos vivenciaram, vivenciam e vivenciarão.
      A primeira coisa é entender que nossa maior vocação é espiritual, seguirmos em direção ao Altíssimo, nisso nos libertamos da carne e nos tornamos espirituais, deixando a matéria e elevando-nos moralmente. O Espírito de Deus sempre nos atrai para cima e para frente, o mal, o erro, a culpa, o medo, que experimentamos devem ser deixados no passado, mas a última bênção também não pode nos prender ao hoje. Nem mágoa, nem saudosismo, mas vida eterna em Deus, ainda que tenhamos que sobreviver num mundo físico, preso a referências de tempo e morte. Olhar para frente é contemplar a morte do jeito certo, olhar para trás é tentar parar o tempo, impedir o espírito de evoluir e prendê-lo a um presente ilusório. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário