“O Senhor está no seu santo templo, o trono do Senhor está nos céus; os seus olhos estão atentos, e as suas pálpebras provam os filhos dos homens.” Salmos 11.4
Alto e reto, eis duas características maravilhosas e exclusivas de Deus. A altura de Deus não está relacionada a uma extensão física, onde se é mais alto então é mais forte, mas relaciona-se diretamente à santidade. Ele é santíssimo, só Jesus espírito aproxima-se dele, e como tal é a luz mais clara, assim altura e iluminação estão relacionadas à limpeza moral. Deus é santíssimo porque é todo-poderoso ou é todo-poderoso porque é santíssimo? As coisas estão relacionadas, mas o que mantém o poder de Deus é sua santidade, vemos isso no mundo físico, mesmo o ser humano mais poderoso perde-se na imoralidade, impérios caíram por causa de degradação moral, mas aí há o antagonismo que o ser humano enfrenta aqui.
No mundo o homem não pode ser santo e poderoso, por isso pobreza é tão enfatizada no evangelho, não porque Deus não queira que sejamos materialmente prósperos, mas porque somos inviáveis para termos posição alta no mundo e mantermos um padrão moral alto. Isso será sempre assim na humanidade? Creio que não, o ser humano chegará num momento onde poderá ser materialmente bem sucedido e espiritual, não porque conseguirá conciliar as duas coisas, mas porque quem é espiritual não se importa com as coisas materiais, ainda que as tenha em abundância. Lembremo-nos disso, se chegamos num ponto de vitória em Deus na vida, foi porque guardamos a santidade, assim, sigamos lutando por ela, não por outras coisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário