“Guarda-me, ó Senhor, das mãos do ímpio; guarda-me do homem violento; os quais se propuseram transtornar os meus passos.” Salmos 140.4
Não sei você, mas eu tenho me surpreendido com tanta gente morrendo de maneira estúpida, onde por um celular ou mesmo por não se ter um, um tiro é dado e alguém perde a vida. Hoje a TV informa o crime rapidamente e fornece informações detalhadas, tanto do assassino quanto da vítima. A vítima muitas vezes é um bom cidadão, relevante no meio social em que vive, alguém que nos parece que nenhum mal fez, que não mereceu morrer de forma tão rápida, aparentemente sem motivo. O assassino muitas vezes é alguém ainda muito jovem, que parece não sentir nenhum remorso pelo que faz, que mata um ser humano como pisamos numa formiga, não dá nenhum valor à vida. Que mundo estranho e cruel em que vivemos hoje.
Mas será que o mundo está pior do que foi? Nos tempos antigos havia menos gente no planeta e muito mais guerras sangrentas, quando uma nação dizimava a outra não poupando crianças, mulheres e idosos, e os que sobreviviam eram levados como escravos. Grande parte do planeta hoje está civilizado, a guerra hoje é por consumidores, não por vítimas, a arma são indústrias vendendo produtos, não exércitos matando. Relativamente hoje se morre menos gente violentamente em relação à população mundial, penso eu, além disso somos mais civilizados, há lutas e conquistas na área social por igualdade e direitos. Talvez só sejamos mais sensíveis hoje que éramos antes, mas isso deve nos aproximar de Deus, não afastar-nos dele.
Nenhum comentário:
Postar um comentário