“O Senhor está comigo; não temerei. O que é que alguém pode me fazer?” “Melhor é buscar refúgio no Senhor do que confiar nos seres humanos.” “Todas as nações me cercaram, mas em nome do Senhor as destruí.” Salmos 118.6,8,10
Mania de perseguição, quem não a experimentou? Legitimamente ou só como fruto de imaginação, todos nos sentimos perseguidos e oprimidos pelo menos às vezes. O salmista podia sentir isso de forma física, num tempo em que guerras eram modo de vida, e bastante, na vida do salmista mais famoso, Davi, que enfrentou perseguição para se apossar do reinado e guerras para mantê-lo. Mas hoje em dia, pelo menos os que fazem parte de sociedade mais civilizada, experimentam guerras e perseguição emocionais, ainda que o aumento da criminalidade ponha nossas vidas em risco real o tempo todo. Física ou psicológica, real ou imaginária, o texto bíblico inicial nos orienta como vencer o sentimento terrível de se sentir perseguido.
A orientação bíblica parece fácil, confie num Deus que é maior que qualquer inimigo, mas pôr isso em prática, sentir paz com isso, pode ser bem difícil. Se queremos viver com Deus, não sozinhos, o primeiro passo é o de sempre, fé, fé que supera sentimento contrário, que supera mesmo o que olhos veem e ouvidos ouvem, mas que se posiciona racionalmente crendo em Deus. Verbalizar as qualidades absolutas e altas do Senhor é o início, depois entregarmos o medo e a ansiedade nas mãos de Deus e deixar lá, como se não fizesse mais parte de nós, e na verdade não deve fazer mesmo. É depois que o milagre dentro de nós ocorre, inundando-nos de paz, para que então ocorra o milagre fora de nós, Deus anulando toda obra contra nós.
Nenhum comentário:
Postar um comentário