sábado, maio 07, 2011

"Aluga-se motivo de vida"

      Não satisfeitos por tirar de nós as coisas boas que temos, tem gente querendo roubar de nós até os nossos problemas. Até a nossa infelicidade eles tentam arrancar de nós, como se não tivéssemos direito nem de ter as nossas próprias dificuldades.
      Como? Se contamos um problema, eles sempre têm um problema maior para contar. Se dizemos que estamos com um dente cariado, eles têm um canal para tratar, se contarmos que estamos gripados, eles estão com pneumonia, se quebramos um dedo, eles arrumam um jeito de quebrar as duas pernas.
      Pior ainda são aquelas pessoas que acham motivo para viver sofrendo por causa do sofrimento dos outros, fazendo um jogo de culpa interminável. Você então fica numa situação que parece que nem pode sofrer sua dor, já que ela pode fazer sofrer a outra pessoa. Não estou sendo ingrato com aqueles que se preocupam com a gente, mas isso tem limites.
      Seja como for, dá vontade de colocar no jornal o anúncio “Aluga-se motivo de vida”. Pode ser qualquer um, sempre tem gente interessada, já que tem muitos sem motivos para viver, então ficam cobiçando os motivos dos outros. Eu sei que isso é mentira, todos nós temos motivos para viver. 
      Ocorre é que muitas pessoas não se olham no espelho, não conhecem sua identidade.
Seria cômico se não fosse trágico, mas tem gente querendo até nossos problemas, afinal para quem não tem nada até uma dor interessa, quem não tem programa para domingo de manhã, visitar o pronto atendimento para resolver uma doença imaginária pode ser um programa legal.
      Você já viu aqueles caras que só namoram garotas problemas? Ou meninas que só se apaixonam por cafajestes? Não que garotas problemas e cafajestes não tenham direito de amar. Contudo tem gente que não se apaixona pelas pessoas mas pelos problemas delas. Isso é perigoso já que nesse caso não se quer o problema resolvido, é necessário mantê-lo já que sem ele a pessoa amada perde a graça, se é que isso é amor.
      Sem falsa modéstia, eu tenho motivos e de sobra para viver, sejam bons ou maus, nada além do normal. Acontece que tenho espelho em casa e me olho sempre. Mas não é por causa disso que posso usar meus problemas como insígnias para aumentar a minha patente como ser humano. Ter mais problemas não faz ninguém melhor que o que tem menos problemas.
      O melhor espelho que existe é se relacionar com Deus. Só nos conhecemos de verdade quando conhecemos a Deus. Identidade é isso, se conhecer, tê-la nos faz pessoas que não precisam sonegar outras pessoas para se sentir melhor. Se sentir bem, por sua vez, não é não ter problemas, ou não ter inseguranças. Não existe nada de errado em ter inseguranças e muito menos em admiti-las. Contudo, quando olhamos para Deus, nós conseguimos nos ver e achar o melhor motivo de todos para viver.
      Quer motivo de vida? Caminhe com Deus, olhe para ele, tudo o mais fica menor, menos importante. O mais importante é se relacionar com o Senhor, saber o que ele pensa de nós, Deus sempre acredita na gente, em nossa superação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário