sábado, maio 07, 2011

Bibliolatria, pecado não assumido

      A Bíblia não é um livro de regras que devem ser obedecidas cegamente, do 1o. verso de Gênesis ao último de Apocalipse. 
      As palavras ditas por Jesus nos evangelhos têm prioridade sobre as palavras de Paulo nas cartas, o Novo Testamento de forma geral tem prioridade sobre o Antigo Testamento. Isso sem falar de contexto histórico e cultural e de linguagem metafórica que devem ser considerados nos dois testamentos escritos do século I pra trás. 
      Mas olhar a Bíblia assim dá trabalho, exige que pastores e ovelhas pensem, estudem e orem buscando do Espírito Santo orientação. Aliás em termos de Novo Testamento, quando a Bíblia se refere à palavra de Deus ensinada e obedecida, se refere ao "paracleto" Espírito Santo, não a um cânone de 66 livros escritos por homens, a própria Bíblia não dá ao cânone, a legitimidade que teólogos dão a ele.
     Contudo, em nome dessa "bibliolatria", preconceitos são mantidos, ciência é menosprezada, o Evangelho é restringido e o Espírito Santo, amordaçado. Quem tem interesse nisso? Não se engane, não é o mundo, mas lideranças cristãs que têm como objetivo controlar as massas e enriquecer-se materialmente.

      Ps.: eu amo a Bíblia, toda ela, tenho mais de 30 versões diferentes de vários cânones em casa, nenhum texto no mundo, filosófico ou religioso, é tão sábio, tão profundo, tão abrangente e tão usado por Deus como os textos bíblicos.

      "O amor nunca perece; mas as profecias desaparecerão, as línguas cessarão, o conhecimento passará. Pois em parte conhecemos e em parte profetizamos; quando, porém, vier o que é perfeito, o que é imperfeito desaparecerá. 

Quando eu era menino, falava como menino, pensava como menino e raciocinava como menino. Quando me tornei homem, deixei para trás as coisas de menino. 

Agora, pois, vemos apenas um reflexo obscuro, como em espelho; mas, então, veremos face a face. Agora conheço em parte; então, conhecerei plenamente, da mesma forma como sou plenamente conhecido." 
I Coríntios 13.8-10

Nenhum comentário:

Postar um comentário