segunda-feira, maio 30, 2011

Para entrar em Canaã

 1ª. atitude de Israel: por em ordem a religião, fazendo a circuncisão e celebrando a páscoa.

          “E sucedeu que, ouvindo todos os reis dos amorreus, que habitavam deste lado do Jordão, ao ocidente, e todos os reis dos cananeus, que estavam ao pé do mar, que o Senhor tinha secado as águas do Jordão, de diante dos filhos de Israel, até que passassem, desfaleceu-se-lhes o coração, e não houve mais ânimo neles, por causa dos filhos de Israel.
          Naquele tempo disse o Senhor a Josué: Faze facas de pedra, e torna a circuncidar segunda vez aos filhos de Israel. Porque todos os do povo que saíram estavam circuncidados, mas a nenhum dos que nasceram no deserto, pelo caminho, depois de terem saído do Egito, haviam circuncidado.
          Estando, pois, os filhos de Israel acampados em Gilgal, celebraram a páscoa no dia catorze do mês, à tarde, nas campinas de Jericó. E cessou o maná no dia seguinte, depois que comeram do fruto da terra, e os filhos de Israel não tiveram mais maná; porém, no mesmo ano comeram dos frutos da terra de Canaã. Então disse o príncipe do exército do Senhor a Josué: Descalça os sapatos de teus pés, porque o lugar em que estás é santo. E fez Josué assim”.
                                                                                           Seleção do livro de Josué, capítulo 5.
         
          2ª. atitude de Israel: entrar em Canaã e ofertar a Deus em primeiro lugar.

          “Ora Jericó estava rigorosamente fechada por causa dos filhos de Israel; ninguém saía nem entrava. Então disse o Senhor a Josué: Olha, tenho dado na tua mão a Jericó, ao seu rei e aos seus homens valorosos.
          Vós, pois, todos os homens de guerra, rodeareis a cidade, cercando-a uma vez; assim fareis por seis dias. E sete sacerdotes levarão sete buzinas de chifres de carneiros adiante da arca, e no sétimo dia rodeareis a cidade sete vezes, e os sacerdotes tocarão as buzinas. E será que, tocando-se prolongadamente a buzina de carneiro, ouvindo vós o seu sonido, todo o povo gritará com grande brado; e o muro da cidade cairá abaixo, e o povo subirá por ele, cada um em frente.
          Tão-somente guardai-vos do anátema, para que não toqueis nem tomeis alguma coisa dele, e assim façais maldito o arraial de Israel, e o perturbeis. Porém toda a prata, e o ouro, e os vasos de metal, e de ferro são consagrados ao Senhor; irão ao tesouro do Senhor”.
                            Seleção do livro de Josué, capítulo 6.

          O Pecado de Israel.

          “E transgrediram os filhos de Israel no anátema; porque Acã filho de Carmi, filho de Zabdi, filho de Zerá, da tribo de Judá, tomou do anátema, e a ira do Senhor se acendeu contra os filhos de Israel. E voltaram a Josué, e disseram-lhe: Não suba todo o povo; subam uns dois mil, ou três mil homens, a ferir a Ai; não fatigueis ali a todo o povo, porque poucos são. Assim, subiram lá, do povo, uns três mil homens, os quais fugiram diante dos homens de Ai’.
             Seleção do livro de Josué, capítulo 7.

          3ª. atitude do povo: obedecer as estratégias de Deus e então receber as provisões dEle.

          "Então Josué levantou-se, e toda a gente de guerra, para subir contra Ai; e escolheu Josué trinta mil homens valorosos, e enviou-os de noite. E deu-lhes ordem, dizendo: Olhai! Ponde-vos de emboscadas contra a cidade, por detrás dela; não vos alongueis muito da cidade; e estai todos vós atentos. Porém eu e todo o povo que está comigo nos aproximaremos da cidade; e será que, quando nos saírem ao encontro, como antes, fugiremos diante deles.
          Deixai-os, pois, sair atrás de nós, até que os tiremos da cidade; porque dirão: Fogem diante de nós como antes. Assim fugiremos diante deles. Então saireis vós da emboscada, e tomareis a cidade; porque o Senhor vosso Deus vo-la dará nas vossas mãos. Tão-somente os israelitas tomaram para si o gado e os despojos da cidade, conforme à palavra do Senhor, que tinha ordenado a Josué. E depois leu em alta voz todas as palavras da lei, a bênção e a maldição, conforme a tudo o que está escrito no livro da lei”.
                            Seleção do livro de Josué, capítulo 8.
___________________________________
          
Antes de iniciar a conquista de Canaã, Israel teve que fazer duas coisas: regularizar a sua religião, através da circuncisão e da páscoa, e se santificar.
          A primeira conquista tinha que ser icônica, Jericó era uma poderosa cidade fortificada. Deus usou a estratégia do toque das trombetas. Para que os muros caíssem, bastou que o povo caminhasse ao redor da cidade, tocando as trombetas, e finalmente desse um grande brado. Jericó sabia do seu inimigo, estava com muito temor de um povo cujo Deus tinha feito sucumbir o exército egípcio no mar. Na verdade mais icônica foi a saída de Israel do Egito, isso gerou uma fama que fez temer toda a região.
          Contudo, Deus pediu que nada fosse tomado como despojo, não para uso particular do povo. Somente as peças de ouro, prata e ferro deveriam ser tomadas para uso no serviço religioso, para louvor única e exclusivamente de Deus.
          Israel não obedeceu a ordem de Deus na tomada de Jericó. Juntou-se isso à presunção do povo que já começou a achar que a força que tinha vinha deles, e ocorreu que Israel não teve vitória sobre Ai. 
          Após punir os desobedientes e purificar o povo, Josué reúne um exército, maior do que os presunçosos tinham reunido, e com uma estratégia de guerra conquista Ai. Deus novamente usa de estratégia, não foi somente uma guerra direta seguida de vitória, o Senhor nos ensina que uma grande vitória, como tinha sido a de Jericó, é precedida de esforços adicionais, de uso de inteligência, de cuidado e respeito para com os que se põem como inimigos.
          Agora sim, após a segunda vitória, Deus autoriza o povo a tomar para seu uso particular os despojos. Deus ensina que tudo tem o seu tempo, mas dar glória a Deus, reconhecendo que dele vem a vitória, deve ser prioridade.
          Por último, Josué conclui o restabelecimento da religião, que o próprio Deus havia dado a Israel, com a leitura integral dos textos da lei. Por que o restabelecimento da religião era tão importante? Porque a prosperidade e permanência de Israel em Canaã, tinha como condição sine qua non a obediência dessa religião.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário