sábado, maio 07, 2011

Amigo

      Deus existe, sinto-o ao meu lado, não se impõe pela sua grandeza, não me repugna por ser santo, nem me invade com sua sabedoria, ele apenas espera, quieto, como o melhor dos amigos, na verdade melhor amigo só existe um, Deus.
Ao meu lado Ele vai comigo, se eu ando, Ele anda, se eu, corro, Ele corre, se eu paro pra descansar e me sento, Ele senta-se comigo. Nunca me atropela, assim como não me segue de longe, não, Ele está bem perto, esperando. Não sou eu que espero por Ele, é Ele quem espera por mim, espera que eu me cale, que eu desista, que eu pare e olhe pra Ele.
Eu não olho, não por enquanto, mas sinto seus olhos me olhando, discretos, tranquilos, olhos do Jesus homem, olhos de Deus encarnado, olhos eternos filtrados pela humanidade, pelos limites, pela carne. Sim, Jesus ressuscitou e está no céu, mas os trinta e três anos que viveu nesse mundo foram para que eu me lembra-se dEle como homem, para que fosse mais fácil pra mim achar consolo, achar Deus, achar um amigo.
Enquanto me segue eu entro na igreja, sento-me na cadeira e ouço os homens, eles gritam, emocionados, tomados, por Deus? Às vezes, mas muitas vezes só pela humanidade, humanidade que sonha, que deseja, que precisa, que mente e se engana, mas que busca com todo o coração a Deus.
Também, às vezes, os homens ouvem o que o Espírito Santo fala, ouvem e entendem, com os ouvidos da alma, entendem e conseguem verbalizar, não só sentir, e as palavras chegam até mim, são tomadas pela minha mente e deitadas sobre o meu coração.
Então, e só então, eu consigo olhar pra Deus, que está ao meu lado, não, não está no altar. Então, como que por um milésimo de segundo, eu tenho paz, eu a seguro, seguro tão forte que minhas unhas entram na carne da palma de minha mão que sangra, um sangue sem cor, sem cheiro e sem corpo. Mas é inútil, aquela sensação única, deliciosa, sobe do meu peito e escapa por entre meus dedos, como um vapor, quente e perfumado, a presença de Deus em mim.
A paz se foi, mas Deus continua perto e sempre estará assim. Não, ter a amizade de Deus não significa ter a paz que permanece, na verdade a dor e a agonia são tão grandes como as de outros homens, que correm insanos, ou esperam incrédulos e por isso nunca experimentam Deus ao lado. Contudo, mesmo quando não há paz, mesmo quando existe sofrimento, ainda assim sei que Deus está, perto de mim, calado, esperando que eu pare, que eu faça a pergunta certa, para que Ele possa então me responder.
Quando Deus fala é pouco, quando Ele responde, é tudo, quando Ele acha em mim boa vontade, é único, inefável, mas suficiente para que eu continue e encontre sentido na vida.

        (Talvez este texto não represente a reflexão triunfalista que você queria ler, nem eu vejo as coisas desta maneira o tempo todo, mas acredite, quando o escrevi procurei expressar toda a sinceridade e emoção que minha alma continha naquele momento, acho que se você pensar bem, também já sentiu assim alguma vez, mas não deixe que isso o desanime não, siga crente, Deus é fiel.)
 .

Nenhum comentário:

Postar um comentário