domingo, maio 01, 2011

Como o ar que respiro

          "Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal; que fazem das trevas luz, e da luz trevas; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" Isaías 5:20

           "A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um." Colossenses 4:6

          "E fui ao anjo, dizendo-lhe: Dá-me o livrinho. E ele disse-me: Toma-o, e come-o, e ele fará amargo o teu ventre, mas na tua boca será doce como mel." Apocalipse 10:9

          "Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna." João 6:68 

          O que queremos afinal, palavras agradáveis aos ouvidos, ou palavras de vida eterna? O que queremos afinal, palavras que encham templos ou que esvaziem o inferno? O que queremos afinal, a glória deste mundo ou a honra no céu? O que queremos afinal, púlpitos de luxo em templos grandiosos que nos escondam do diabo, ou caminhar com Jesus entre os simples, com os pés no mundo, mas com o coração na eternidade, humildes, injustiçados, mas realmente vivendo o evangelho? O que realmente queremos, o que realmente queremos? O que eu quero? Talvez a resposta real a essa pergunta só daremos no instante de vida neste mundo, quando expirarmos o último fôlego de ar.

        "Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? e em teu nome não expulsamos demônios? e em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade." Mateus 7:22,23

        "E eu te porei contra este povo como forte muro de bronze; e pelejarão contra ti, mas não prevalecerão contra ti; porque eu sou contigo para te guardar, para te livrar deles, diz o Senhor." Jeremias 15:20

          "Filho do homem, fala aos filhos do teu povo, e dize-lhes: Quando eu fizer vir a espada sobre a terra, e o povo da terra tomar um homem dos seus termos, e o constituir por seu atalaia; E, vendo ele que a espada vem sobre a terra, tocar a trombeta e avisar o povo; Se aquele que ouvir o som da trombeta, não se der por avisado, e vier a espada, e o alcançar, o seu sangue será sobre a sua cabeça. Ele ouviu o som da trombeta, e não se deu por avisado, o seu sangue será sobre ele; mas o que se dá por avisado salvará a sua vida." Ezequiel 33:2-5

         "Porque o Filho do homem virá na glória de seu Pai, com os seus anjos; e então dará a cada um segundo as suas obras." Mateus 16:27

         Eu sei que as coisas de Deus têm um sabor agradável, um cheiro bom, assim são nossas ações quando realmente conduzidas pelo Espírito Santo, são boas de se ver e de se ouvir, mesmo se tratando de coisas sérias, e são assim na frente dos homens e na privacidade de nossas vidas pessoais. Aqueles que têm ouvidos sábios saberão discernir a palavra de Deus, mesmo nas entrelinhas de seres humanos limitados, cansados e às vezes amargos pela vida. Aqueles que buscam a Deus, antes de qualquer outra coisa, reconhecerão nestes textos favos de mel, vinho equilibrado, pão fresco, peixe temperado com o ponto certo do sal e água pura e fresca.

      Sei também que vida com Deus se vive em uma vida, a alegria inicial da conversão, a paixão pela Bíblia, a experiência sobrenatural com o Espírito Santo, os milagres exatos e maravilhosos, não são tudo, apenas partes. Existem os desertos sem fim, o cativeiro inevitável, e as casas, muitas casas, cada uma oferecendo porções da verdade, em discursos, sacrifícios e tradição. Toda a verdade encontramos na solidão de uma alma realmente esvaziada, de toda vaidade, de toda vingança, de todo ódio, de toda ilusão, no silêncio de uma prece simples, mas que contêm as palavras pelas quais Deus esperou uma vida toda para ouvir de nossas bocas.

      Respire Deus, devagar, sem pressa, sente-se, feche os olhos e deixe Deus entrar em você, o silêncio não é criação do mal, para nos sufocar, mas um lugar para onde o Senhor nos dirige para que façamos as coias que realmente importam, quem se cansa é o corpo, que às vezes necessita de um estresse extremos para se render ao espírito. O espírito não se entendia nunca, então deixe-o leve, tocar o Espírito Santo e conhecer a real vontade de Deus para tua existência, a leveza reside no perdão que há somente no sangue do cordeiro. Jesus sabia o final que teria, foi preparado para isso por toda a sua vida, ainda assim andou com calma, em paz, priorizando as coisas certas, fazendo amigos verdadeiros, mas antes de tudo, tendo intimidade com Deus pai.

      O ar é invisível, sem cheiro, sem cor, mas não vivemos sem ele, a ciência nunca provou a existência de Deus, nem a sua inexistência, a fé por sua vez não é força, mas a ausência dela, o descanso do espírito humano nas mãos de seu criador, deixando que o amor de Deus o conduza de volta ao lar. Negar uma relação com o Deus invisível é negar aquilo que o homem tem de mais sofisticado, sua mente, sua imaginação, seu coração e suas emoções. Não são as mãos que constroem edifícios, navios e naves espaciais que acham Deus, nem os pés que alcançam os topos do montes mais altos ou as regiões de temperaturas mais extremas do planeta. Antes a alma que escreve romances, que compõe sinfonias e que pinta quadros, na humildade e sensibilidade de um espírito artista é que encontra o maior de todos os artistas, Iavé, criador do universo e salvador do homem.

     "E a vida eterna é esta: que conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, que enviaste." João 17.3. Esse é o versículo tema do blog, por quê? Porque define o que é vida eterna, o que é espiritualidade, não é religião, nem tradição ou sacrifícios, não é estado metafísico ou transcendência emocional, nem controle sobre a matéria ou fé e positivismo, mas simplesmente conhecimento do Deus verdadeiro através de Jesus. Esse conhecimento se realiza com amizade profunda, diálogo franco, respeito com ciência, que fala e que ouve, mas que finalmente aprende e obedece aquele que criou o universo, salvou a humanidade e reina para sempre como único Deus sobre tudo.

      Tentei colocar neste texto, passagens bíblicas, reflexões e conclusões, que definem a essência deste blog, que expressam o que eu acredito ser minha chamada como profeta, profeta virtual, que escreve e compartilha com o universo da web o que sente de si mesmo, da igreja, do universo e de Deus. Cada um tem sua chamada, eu tenho aprendido que chamada verdadeira se faz com liberdade e facilidade, mesmo que enfrentando reveses e incredulidades, se faz com satisfação, mesmo que compartilhando dores e incertezas, se faz em paz, mesmo sozinhos e feridos. Não escrevo com peso, com falsidade, nem porque penso demais, os textos saem naturalmente, Como o ar que respiro, representam tanto a minha inspiração espiritual, como a minha expiração, tanto me revelam, quanto me libertam, são alimento e desabafo, me fazem crescer e expurgam meus males. Bem, essa é minha chamada, quanto a você que me lê, repito o que sempre digo aqui, meus textos são apenas uma visão das coisas, de maneira alguma são palavras finais, conclusivas ou ótica absoluta acima e sobre tudo. Pegue o que tem aqui, junte com outras coisas, jogue na sua alma, leve tudo a Deus, talvez, depois disso tudo, você possa aprender algo novo, melhor, que te dará forças para seguir em frente, ou não...

      "Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo, redarguas, repreendas, exortes, com toda a longanimidade e doutrina. Porque virá tempo em que não suportarão a sã doutrina; mas, tendo comichão nos ouvidos, amontoarão para si doutores conforme as suas próprias concupiscências; E desviarão os ouvidos da verdade, voltando às fábulas." II Timóteo 4:2-4

José Osório de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário