domingo, março 30, 2014

Acuidade espiritual para ser profeta

Ai dos que puxam o mal com cordas de falsidade, e o pecado, com cordas de carros! E dizem: Que Deus se apresse em realizar a sua obra, para que a vejamos, e que o propósito do Santo de Israel se cumpra logo, para que o conheçamos.
Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem, mal; que transformam trevas em luz, e luz em trevas, e o amargo em doce, e o doce em amargo! Ai dos que são sábios aos seus próprios olhos e inteligentes em seu próprio conceito!
Ai dos que são fortes para beber vinho e valentes para misturar bebida forte; dos que absolvem o culpado por suborno e negam o direito ao justo!
Portanto, assim como a labareda de fogo consome os restos da colheita, e a palha queima-se pelas chamas, também a sua raiz apodrecerá, e a sua flor será levada como pó ao vento, porque rejeitaram a lei do SENHOR dos Exércitos e desprezaram a palavra do Santo de Israel.”
Isaías 5.18-24

É de suma importância que aquele que é chamado como profeta de Deus que tenha visão espiritual afiada, discernimento de espírito, cuidado para ouvir a palavra de Deus dada pelo Espírito Santo, e sabedoria para entregá-la aos homens. O profeta, e todos os que pregam a ensinam a palavra de Deus o são, deve abrir mão de todo julgamento da carne, toda vaidade, toda insegurança pessoal, e se revestir da vontade de Deus, com convicção. Assim ele poderá ver com precisão, e nunca se enganar, chamando o errado de certo ou o certo de errado, isso Deus tratará com muita seriedade, já que o profeta fala em nome de Deus, não no seu.
Antes de poder ver o coração do homem com essa lucidez, é preciso olhar para Deus em sua inteireza, com todos os seus atributos. Deus é justiça, portanto não deixará o arrogante e falso vencedor até o fim, sem receber a paga por sua maldade. Ele também é justo para honrar o simples, o crente, aquele que faz de Deus todo o seu prazer. Deus é amor, considera e reconsidera o homem, em sua fraqueza e nos seus limites, contudo, no amor, Deus disciplina, retêm a bênção temporariamente para que seu filhos se acerte e obedeça.
Mas acima de tudo, Deus é verdade, não se deixa ser convencido pela sinceridade, quando ela é álibi para que o rebelde continue em sua rebeldia, assim como o Senhor reconhece aquele, que mesmo tendo errado tanto, quer acertar, que agradar ao seu Senhor, quer ser um bom filho. O profeta precisa ter toda essa abrangência, todo esse temor, coração esticado pela misericórdia, mente acalmada pela paz, espírito cheio do poder do Espírito de Deus, de maneira que ele seja sempre o menor, e Deus, o engrandecido acima de tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário