quarta-feira, março 26, 2014

Fazer a vontade de Deus (13a. parte de 14)

4. Conhecer a vontade de Deus é conhecer a si próprio: eu ia citar o Salmo 139, como texto para explicar como Deus nos conhece, mas penso que a experiência do profeta Jonas (leia o livro todo) é melhor: no final de sua história, ele conseguiu obedecer ao chamado que Deus deu a ele, e isso aconteceria de um jeito ou de outro.
Mas sabe qual foi a “bônus track” disso tudo? Jonas conheceu a si mesmo, todos os seus medos, os caminhos que descobriu para fugir da vontade de Deus, tudo que é possível a um homem fazer em sua rebeldia, e que caminhos ele provou, até dentro de um grande peixe ele esteve.
Se ele tivesse obedecido a Deus logo depois de receber a ordem, ele teria sido privado desse conhecimento, um conhecimento que o Senhor por sua misericórdia deu a ele. Com isso não somente a ordem de Deus foi cumprida, mas um homem cresceu como ser humano, amadureceu, que maravilhoso é o nosso Deus.
Saber o que realmente somos, o que realmente podemos fazer, isso é um processo de amadurecimento que pode levar anos. Mas Deus é o melhor espelho, ele é limpo e precioso, o único que pode nos refletir com fidelidade, olhando para Deus nós nos vemos, entendemos onde temos que mudar, e mudamos, à medida que agimos com humildade e sinceridade.
Muitas vezes é preciso ter coragem para fazer menos, menos do que os outros acham ou querem que a gente faça, mas que é exatamente aquilo que Deus quer de nós. Tantos lutam durante tanto tempo com uma chamada que eles nem tem, que não é de Deus, principalmente filhos de levitas e de pastores. Esses precisam descobrir em Deus sua felicidade e pagar o preço para simplesmente fazer a vontade real de Deus para suas vidas.
Quantos colecionam doenças intermináveis, problemas que nunca terminam, porque fazem algo que não é necessário que seja feito, que não é a vontade de Deus para suas vidas, enquanto que aquilo que precisa ser feito é relegado. A desobediência a Deus pode trazer uma falsa sensação de aprovação dos homens, mas não engana os corações que sabem que estão fazendo algo forçado, e isso causa doenças na alma e no corpo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário