quinta-feira, março 27, 2014

Fazer a vontade de Deus (14a. parte de 14)

V. Conclusão

Ensina-me a fazer a tua vontade, pois tu és o meu Deus. Que o teu bom Espírito me guie por caminho plano.
Salmos 143.10

Deus é bom, sábio, misericordioso demais, mesmo nossos erros, nossas tentativas equivocadas de acertar o alvo, nossas religiosidades e legalismos, nossas vaidades e exageros, assim como nossas faltas e ociosidades, ele usa. Usa para algo bom, para que sua vontade seja feita, e mesmo os ímpios, mesmo o diabo, são usados por Deus.
Contudo, conhecer realmente o que Deus quer com nossas vidas, e mais que isso, fazer sua vontade, é para os íntimos, para os maduros, os que andaram um passo a mais, que foram além dos limites da alma, que experimentaram com profundidade o poder do Espírito Santo.
Isso leva anos, fazer a vontade de Deus pode levar uma vida, contudo, ao mesmo tempo que podemos fazê-la num gesto pequeno e simples, num momento, quando o Senhor do universo encontra um coração sincero que deseja glorificar só a ele, e a mais ninguém.


Para concluir, segue o testemunho final (e o testamento) de um homem que fez a vontade de Deus em sua inteireza, Paulo:
Quanto a mim, já estou sendo derramado como oferta de libação, e o tempo da minha partida está próximo. Combati o bom combate, terminei a carreira, guardei a fé. Desde agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que amarem a sua vinda.
Procura visitar-me em breve, pois Demas, por amar este mundo, abandonou-me. Ele partiu para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia; Tito, para a Dalmácia; só Lucas está comigo. Toma a Marcos e traze-o contigo, pois ele me é muito útil para o ministério. Mandei Tíquico para Éfeso.
Quando vieres, traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos.
II Timóteo 4.6-13

Quantos começaram com Paulo? Quantos terminaram? Não, a vontade de Deus pode não representar a popularidade, uma vida cercada de amigos e de conforto. Paulo terminou na prisão, e muitos que começaram com ele, por um motivo ou por outro, o abandonaram. Mas o que fala muito comigo nessa passagem é o pedido que Paulo fez a Timóteo: “traze-me a capa que deixei em Trôade, na casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos”.
Uma capa e livros, poético isso, mas muito significativo. O que acumulou um homem que obedeceu a Deus e codificou a doutrina da igreja cristã? Materialmente nos parece que foi muito pouco, uma capa e alguns livros. Uma capa, para proteger seu corpo, para lhe dar algum conforto na prisão. Alguns livros, sim, porque Paulo foi um homem de ação, de prática, de correr pelo mundo em que viveu pregando a Cristo, mas Paulo era um intelectual. Tinha que ser para ter escrito tudo o que escreveu, com tanta profundidade. Sim, um intelectual ungido pelo Espírito Santo, transformado por ele, tomado por ele, mas Paulo era uma ferramenta especial para um fim deveras específico.
Pedro, o pescador, não foi usado com tanta abrangência, a palavra de Deus nos ensina com muita clareza que ninguém é melhor que ninguém, nenhum ministério é mais importante que outro, mas para cada chamada há necessidades específicas que são supridas com chamados específicos. Então, se quer conhecer a vontade de Deus para sua vida, se prepare, em primeiro lugar com oração, estudo da palavra, adoração e trabalho na igreja. Mas depois estude, esforce-se, conheça sua língua, conheça outras línguas, Deus pode usar de maneira muito forte o servo fiel que se prepara assim.
Isso não é para todos, mas se for o seu caso, não endureça o coração, esforce-se pois a vontade que Deus tem para a sua vida pode ser muito maior do que você imagina. Procuramos tanto por isso, de maneira tão erradas, se consome tanta nicotina, tanto álcool, tanto sexo, tanta comida e tantos remédios, buscando-se satisfação. O coração do homem só se sentirá completamente satisfeito, liberto, em paz, quando fizer a vontade de Deus. Na obediência encontra-se satisfação, a honra de estarmos no centro da vontade de Deus, o melhor lugar do universo para se estar.        
--------------------#--------------------     

Essa foi a última parte do estudo, se você quiser ver as outras partes pode começar com a postagem de 14/03/14, a primeira, segue o link: Fazer a vontade de Deus (1a. parte.) .   

Nenhum comentário:

Postar um comentário