sábado, março 01, 2014

O que é avivamento?

Avivamento começa com confissão de pecados, para tal é preciso reconhecer coisas que até então não foram reconhecidas, confessar pecados, que até então não pareciam pecados, buscar uma aproximação de Deus que até então não se tinha buscado, não porque se sabia que se estava distante de Deus, mas porque se estava sinceramente convencido que não era necessária porque já existia.
O avivamento é um despertar para Deus, para algo que deveria ser o normal na vida de quem caminha com Deus, mas que se perdeu, se esqueceu, e pior que isso, foi substituído por heresias, religiosidades e costumes que dão ao homem uma falsa sensação de que está fazendo tudo certo, mas não está. Avivamento só prova o filho de Deus, aquele que ainda não se converteu não precisa ser avivado, mas salvo. Ressalto neste estudo três aspectos do avivamento:

1º o Avivamento é a consciência de que a vida com Deus é uma guerra que só pode ser vencida com santidade e a presença de Deus, vejamos Josué 3.1-7:
Josué levantou-se de madrugada e, partindo de Sitim com todos os israelitas, chegaram ao Jordão; e ficaram ali, antes de atravessá-lo. E sucedeu, ao fim de três dias, que os oficiais passaram pelo meio do acampamento, e ordenaram ao povo: Quando virdes a arca da aliança do SENHOR, vosso Deus, sendo levada pelos sacerdotes levitas, partireis do vosso lugar e a seguireis. Contudo, conservai entre vós e ela uma distância de dois mil côvados, e não vos aproximeis dela. Assim sabereis o caminho pelo qual haveis de ir, porque por esse caminho nunca passastes.
E Josué disse ao povo: Santificai-vos, porque amanhã o SENHOR fará maravilhas no meio de vós. E Josué falou aos sacerdotes: Levantai a arca da aliança e passai adiante do povo. Eles levantaram a arca da aliança e foram andando adiante do povo. Então o SENHOR disse a Josué: Hoje começarei a honrar-te perante os olhos de todo o Israel, para que saibam que, assim como estive com Moisés, estarei contigo.”

2º Não tente buscar num processo de avivamento a aprovação ou capacitação para hábitos antigos, saia da zona de conforto, confronte os frutos do que você fez até agora, talvez não sejam forças, o que te faltem para fazer a obra, mas seja entender realmente o que é a obra de Deus.
Avivamento é redefinição de prioridades, a prioridade maior do filho de Deus é servir e glorificar o nome de seu Senhor, não simplesmente ser um bom religioso, uma pessoa correta, isso qualquer religião busca. Essa foi a primeira ordem que o povo de Israel cativo recebeu, a reconstrução do tempo. Isso nos diz que antes de se preocupar consigo, com sua vida particular, com sua prosperidade pessoal, o filho de Deus precisa se ocupar com o reino de Deus. Um avivamento começa com a assunção dessa prioridade, vejamos em Esdras 1.1-4:
No primeiro ano de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do SENHOR anunciada pela boca de Jeremias, o SENHOR despertou o espírito de Ciro, rei da Pérsia, para que ele proclamasse o seguinte decreto por todo o seu reino e também o divulgasse por escrito, o qual dizia: Assim diz Ciro, rei da Pérsia: O SENHOR, Deus do céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de construir um templo para ele em Jerusalém de Judá.
Quem entre vós for do seu povo, que Deus esteja com ele, suba para Jerusalém de Judá e reconstrua o templo do SENHOR, o Deus de Israel. Ele é o Deus que habita em Jerusalém. E que todo sobrevivente, qualquer que seja o lugar em que esteja vivendo, seja ajudado pelos homens desse lugar com prata, ouro, bens e animais, além das ofertas voluntárias para o templo de Deus em Jerusalém.”

3º Santidade coma presença de Deus numa batalha, prioridade com as coisas de Deus, foco na obra e por último, o aspecto que gostaria de ressaltar sobre o avivamento é que o fruto disso tudo, no novo testamento, debaixo da missão que Cristo nos deixou, é a salvação de vidas.
Não, não é nossa prosperidade financeira, a solução de nossa vida conjugal, isso tudo é consequência, já que se queremos salvar o mundo os primeiros que devem ser salvos somos nós mesmos, nossos entes queridos mais próximos, nossos amigos e colega, começando por noivos, esposos e filhos.
Isso só pode acontecer com o derramar do Espírito sobre toda carne, sim, avivamento é uma obra sobrenaturalmente maravilhosa, quando ele acontece ninguém tem dúvidas que é um mover de Deus, algo que não pode ser imitado, manipulado ou usado por homens. Então eu sito o texto básico do avivamento que está em Joel 2.28-32 que começa a ser cumprida no livro de Atos 2.16-21:
Depois disso, derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos velhos terão sonhos, vossos jovens terão visões; até sobre os servos e sobre as servas derramarei o meu Espírito naqueles dias.
Manifestarei maravilhas no céu e na terra, sangue e fogo e colunas de fumaça. O sol se converterá em trevas, e a lua, em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do SENHOR.
E todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo; pois os que escaparem estarão no monte Sião e em Jerusalém, como o SENHOR prometeu, e aqueles que o SENHOR chamar estarão entre os sobreviventes.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário