quinta-feira, março 20, 2014

Fazer a vontade de Deus (7a. parte de 14)

2º Para conhecer a vontade de Deus, depois de convertido, é preciso fazer parte do corpo de Cristo, de uma igreja.

Pensemos em como nos estimular uns aos outros ao amor e às boas obras, não abandonemos a prática de nos reunir, como é costume de alguns, mas, pelo contrário, animemo-nos uns aos outros, quanto mais vedes que o Dia se aproxima.”
Hebreus 10.24-25

Ficar em casa assistindo televisão não fará com que conheçamos a vontade de Deus para nossas vidas. É preciso descobrir e cultivar o prazer de se estar na presença de Deus. Começamos numa igreja, participando dos cultos, louvando a Deus, ouvindo a palavra e os testemunhos, vindo à Escola Bíblica Dominical.
É importante que se diga que a vontade de Deus é feita dentro de uma igreja local, mesmo que a pessoa tenha chamada para ser missionário, cantor ou pregador itinerante, algo em moda nos dias de hoje e mais comum em certas denominações, deve haver obediência a um pastor, a uma liderança.
Cuidado com rebelde fantasiado de falso profeta, que tem sempre palavra negativa, e de preferência contra a liderança maior. Seja sábio, discirna a exceção da regra, já que palavra profética dura também é usada por Deus, mas não o tempo todo.
Agora, se alguém tem uma visão tão específica da obra, que não se encaixa em nenhuma igreja local, que monte seu próprio ministério, mas que seja para ser pastor, com direito à independência, assim como com o dever de alimentar as ovelhas que o Senhor for dando a ele.
Sinto a falta de pastores nos dias de hoje, tantos querendo carreira solo e almejando independência, mas as custas dos outros, principalmente de pastores que pagam todos os preços para manter um ministério, salvar, curar e manter as ovelhas frágeis e inconstantes que são as do aprisco desse mundo contemporâneo, pastores que começaram com pouco e sem apoio.
A geração atual não quer começar debaixo, quer ir para o topo, logo de cara, não é assim que as coisas funcionam, nem em profissões seculares funcionam assim. Quem quer cair em cima, logo de cara, são os ladrões, não só de dinheiro, mas de ministérios inteiros, paraquedistas que não querem trabalhar e nem respeitam o trabalho alheio.

É importante que estejamos atentos sobre a igreja que participamos, em temor e na oração, principalmente intercedente pela liderança, para que ela esteja sempre obediente e submissa à vontade de Deus para o ministério. O crente fiel e humilde não será desprezado por Deus, ele terá discernimento mesmo quando a igreja que frequenta estiver saindo dos trilhos. Se isso acontecer, em primeiro lugar ore muito, muito mesmo. Depois tenha um diálogo aberto e sincero com seu líder, não fale com os outros sobre sua dificuldade, vá diretamente ao pastor. Se for o caso, e isso precisa ser descoberto com muita oração, aja sempre como Davi, mas na ótica do novo testamento, esperando que Saul retroceda de seus caminhos errados e se acerte.
Creio que se o pensamento do líder estiver opondo-se demais à maneira de ver as coisas do liderado, esse, o liderado, não deve agir como amotinado, é mais sincero deixar o ministério e procurar outro. Contudo, ministérios errados acobertam ovelhas erradas, rebeldes procuram rebeldes para os liderarem, adúlteros se aproximam de adúlteros. Uma igreja errada, contudo, nunca confrontará as pessoas com a vontade de Deus, com o pecado, com a lucidez. Por outro lado, rebeldes e adúlteros, não conseguirão seguir na rebeldia e no adultério dentro de uma igreja que tem Deus no centro.
Digo uma coisa, o carnal não é necessariamente um rebelde, ele quer mais é frequentar a igreja de vez em quando, sentando-se no fundo, quietinho, e manter sua vida errada no mundo. Existe mais rebeldia entre os que se colocam como consagrados e levitas, do que pelos que assumem sua carnalidade. Mas uma igreja onde o Espírito Santo tem liberdade, onde a vontade de Deus é buscada, em primeiro lugar pela liderança, incomodará os que estão presentes com intenções equivocadas, com o coração endurecido, fingindo ser uma coisa que não são, querendo apenas posição social e promoção pessoal.
Busque a vontade de Deus para a sua vida numa igreja santa e ativa no Espírito Santo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário