segunda-feira, março 17, 2014

Fazer a vontade de Deus (4a. parte de 14)

3º Ser crente convertido, só isso também não basta para cumprir totalmente a vontade de Deus.

A conversão é o início, a vida cristã é um processo longo de crescimento espiritual, nesse processo se faz a vontade de Deus, portanto o novo nascimento é discernir a porta e passar por ela, a vida eterna está depois disso e para desfrutá-la é preciso caminhar com ele e conhecê-lo:

Portanto, deixando toda maldade, todo engano, fingimento, inveja e toda difamação, desejai o puro leite espiritual, como bebês recém-nascidos, a fim de crescerdes por meio dele para a salvação, se é que já provastes que o Senhor é bom.
I Pedro 2.1-3

Sobre isso, temos muitas coisas que dizer, embora difíceis de explicar, pois vos tornastes lentos para ouvir. De fato, embora já devêsseis ser mestres, ainda precisais que alguém vos ensine de novo os princípios elementares da palavra de Deus, e vos tornastes necessitados de leite, e não de alimento sólido.
Qualquer pessoa que se alimenta de leite é inexperiente na palavra da justiça, pois é criança. Mas o alimento sólido é para os adultos que, pela prática, têm suas faculdades morais exercitadas para distinguir entre o bem e o mal.”
Hebreus 5.11-14

O nome dado ao culto de 3ª feira é culto de doutrina (nas Assembleias de Deus e outras denominações), entendo que ele, junto da E.B.D. (Escola Bíblica Dominical), são oportunidades para entendermos mais a fundo a vontade de Deus, a Bíblia, a vida espiritual, e principalmente a prática de tudo isso. Os textos acima deixam claro que existe um processo de crescimento, onde se começa tomando leite espiritual, mas que depois exige que se consuma alimento sólido. Um crente não pode estacionar, ele deve crescer, só ser convertido não basta, é preciso crescer para se conhecer a vontade de Deus.
Bem, crescer dá trabalho, é preciso se dar ao trabalho de buscar, de orar, de bater na porta dos céus. No início, quando acabamos de nos converter, como crianças espirituais que somos, Deus nos pega pela mão e nos guia, cuidadosamente, como um pai faz com filhos pequenos. Um filho pequeno nem precisa olhar para os dois lados de uma rua antes de atravessar, o pai está segurando sua mão, basta que ele continue segurando a mão do pai, ande quando o pai andar e pare quando o pai parar.
Mas com o tempo, o filho cresce, e o pai ensina que ele pode seguir tomando decisões próprias, mas ele terá que olhar para os dois lados da rua, antes de atravessá-la. Isso não significa que o filho caminhará sozinho, o pai continuara com ele, agora não fisicamente, mas espiritualmente, já que o ensinamento do pai de como a rua deve ser atravessada estará em seu coração.
Para fazer a vontade de Deus é preciso vontade do homem, primeiramente em conhecer, saber qual é a vontade de Deus, e depois uma disposição de querer fazer. Esse é um trabalho que o filho de Deus, convertido e maduro precisa desempenhar, Deus não vai fazer por ele, depende do homem.
O primeiro passo Deus dá em nossa direção, quando nos chama para uma nova vida em Cristo, nos transforma, nos cura, nos perdoa, nos limpa e coloca em nós o Espírito Santo. Agora temos que aprender a caminhar com essa experiência, amadurecê-la, para quem possamos dar frutos, em nossas próprias vidas e nas vidas dos outros. Falarei mais sobre isso à frente, mas por agora é preciso entender que se converter é só o começo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário