sábado, março 26, 2016

Divórcio: realidade triste, mas que precisa ser administrada em Deus

      "E disse: Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá a sua mulher, e serão dois numa só carne? Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem. Disseram-lhe eles: Então, por que mandou Moisés dar-lhe carta de divórcio, e repudiá-la? Disse-lhes ele: Moisés, por causa da dureza dos vossos corações, vos permitiu repudiar vossas mulheres; mas ao princípio não foi assim. Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de fornicação, e casar com outra, comete adultério; e o que casar com a repudiada também comete adultério." Mateus 19:5-9

      Infelizmente a humanidade, e mesmo, a cristandade, está muito longe do ideal dos ensinos da Bíblia, principalmente no que quesito casamento. Se a Bíblia deve ser interpretada como um livro de regras atemporais e extremas, ou se muitos ensinamentos devem ser entendidos como pertinentes ao contexto histórico, sociológico, moral e cultural da época em que foram escritos, e a Bíblia precisa ser reinterpretada, principalmente no que diz respeito à família, papel de homem, mulher e jovens, de acordo com os dias atuais, nem vou discutir aqui nesta reflexão. A questão é que a vida moderna cria variedades de situações, tentações e escolhas, que antes não existiam, ao homem que vive o mundo contemporâneo é precisar dar a mesma chance de salvação, comunhão com Deus, cura e libertação, que tinham os homens do passado. Sim, isso não é desculpa para pecado, mas é explicação de que o mundo é outro hoje em dia.
      Essa chance de vida com Deus, isso sim, temos certeza que é atemporal e indiferente ao contexto histórico, Jesus morreu e ressuscitou por todos e todos podem ser salvos. Portanto, cuidado gente, em construir qualquer tipo de lei, como a que diz que como não pode haver divórcio, toda relação de divorciado é relação de adultério, etc, etc. Sim, creio que Deus pode tudo, mas nem sempre nos homens estamos prontos para o tudo de Deus e muitas, muitas vezes precisamos passar poucos e boas para aprendermos a escolher o melhor de Deus para nós. Isso, infelizmente, inclui descartarmos de maneira irresponsável de casamentos, que se tivéssemos um pouco mais de temor e fé, poderiam dar certo.
      Pagamos por esse tipo de imaturidade egoísta? Com certeza, mas existem situações que por um motivo ou por outro, simplesmente não têm volta, e aí, uma separação o mais amigável possível, principalmente para que filhos sofram o minimamente, é a saída. Seria bom que fosse diferente? Com certeza, mas não é, e infelizmente, digo novamente, só aprendemos depois de bater muito a cabeça, mas é preciso dar a uma separação, se ela existir, a seriedade que ela merece, é preciso sofrer por ela, sim. Isso para que ela não ocorra nunca mais, já que vemos gente se separando uma, duas ou mais vezes, fazendo de uma exceção, regra, com um coração frio e sem qualquer temor a Deus, mesmo dentro de igrejas. Uma geração que não quer sofrer e que busca sempre a saída egoísta, boa para si, não se importando com o outro, que é ensinada a conquistar o melhor de maneira irresponsável e libertina, precisa entender que liberdade tem preço.
      Meus irmãos, meus amigos, meus pastores, paremos de vez com essa hipocrisia, com esse legalismo. Ensinemos a referência absoluta, santa e perfeita de Deus para tudo? Sim, principalmente aos jovens que ainda não erraram erros insolúveis, e existem erros insolúveis, sim. Contudo, tenhamos cuidado, tenhamos sabedoria, e entendamos de uma vez por todas o amor e a misericórdia de Deus, que ama e aceita todos os homens, em suas especificações pessoais especiais, em suas lutas únicas e específicas. Só Deus sabe de cada um, quem viveu de fato, aprendeu a ser humilde e a ter paciência com todos, assim, cuidado com o que se grita nos cultos, e paciência com o que se faz nos gabinetes pastorais. É preciso acompanhar de fato em amor as famílias, conversar e orar, isso dá trabalho, é bem mais difícil que pregar leis, mas isso é evangelho. Para finalizar "Aquele, pois, que cuida estar em pé, olhe não caia." I Coríntios 10:12.

2 comentários:

  1. TUDO BEM ENTENDI TUDO. MAS QUERO SABER SE DIVORCIAR DEPOIS DE ACEITAR JESUS CRISTO COMO SALVADOR PERDEMOS A SALVAÇÃO. SE PUDEREM ME RESPONDER FICAREI AGRADECIDO. PELO FATO DE 1 PASTOR DIZER ISSO E MANDAR VÁRIOS CASAIS QUE JA SE DIVORCIARAM DE SUA PRIMEIRA ESPOSA PARA O INFERNO BEM ANTES DO SENHOR NOSSO DEUS. DESDE JÁ EU AGRADEÇO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Meu amigo ou minha amiga, em primeiro lugar obrigado pelo contato.

      Não conheço o caso que você citou a fundo, assim não posso julgar nenhum dos lados, mas a igreja espiritual pode disciplinar e até desligar um membro, mas não condenar ninguém ao inferno. Até nosso último instante aqui na terra temos oportunidade de nos acertar com Deus e ter direito à eternidade com ele no céu.

      A igreja deve buscar santidade sem hipocrisia, mas deve manter sempre uma porta aberta para o arrependimento. A palavra mais amorosa que encontro na Bíblia é a de Jesus à mulher pega em adultério que está em João 8, segue o verso 11:

      “E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.”

      Jesus é simples, eficiente e amoroso, acerte-se, não erre mais e siga em frente. Se uma igreja ou um pastor não te dá essa escolha, procure outra igreja e outro pastor.

      Eu sei que atualmente o casamento é pouco respeitado mas sei também que podemos enfrentar problemas bem difíceis, só quem vive é que sabe. Mas devemos tentar melhorar, aprender com os erros e saber que Deus não fecha portas, mesmo que tenhamos que conviver com as consequências de nossos erros com os homens.

      Assim sejamos humildes, assumamos nossa parte e confiemos em Deus, ao humilde e contrito Deus nunca nega seu consolo e paz.

      José Osório de Souza

      Excluir