sexta-feira, março 04, 2016

"Pérolas aos porcos"

      "Não deis aos cães as coisas santas, nem deiteis aos porcos as vossas pérolas, não aconteça que as pisem com os pés e, voltando-se, vos despedacem." Mateus 7:6

      Tem denominação cristã que segue o versículo acima ao pé da letra, eles não fazem evangelismo, se alguém quiser conhecer o que eles creem que tomem a iniciativa sozinhos de ir às suas igrejas e conhecerem, e digo mais, uma dessas denominações é uma das que mais crescem no Brasil. Sem fazer juízo de valor, segue uma reflexão sobre versículos bíblicos compartilhados em redes sociais. Eu tenho cuidado em fazer isso, principalmente em um grupo aberto de amigos, onde a maioria não é evangélica.
      Só nesse início cabe outra reflexão, que já fiz aqui, o fato de termos ou não amigos não cristãos, sim, porque já vi pastor evangélico pregando que crente não pode ter amizade com não crente. Quer dizer, pode trabalhar, estudar, conviver socialmente, mas o mínimo possível. Indo mais fundo nesse ponto inicial, acredito que isso seja até conveniente para pessoas que tiveram ligações profundas e danosas com o pecado, como vícios em drogas, álcool, etc, para essas, que provaram o erro com extremismos, pode ser sadio ter um posicionamento extremista com a santidade, para evitar confrontos com tentações que podem ser-lhes fortes demais.
      Contudo, esse não foi o posicionamento de Jesus, ele andava com os pecadores, tinha vida espiritual e sabedoria para isso, porque são esses justamente, que vivem nas trevas, os que mais precisam da luz do cristianismo. Sendo assim, eu tenho em meu Facebook muita gente não cristã, e digo mais, é a maioria, já que no meu caso uso essa rede social principalmente para relacionamentos profissionais. Por esse motivo, e voltando à reflexão inicial, tomo cuidado em compartilhar textos bíblicos. Por quê?
      Atualmente o cristianismo já está bem popularizado, pior que isso, vulgarizado, pior que isso, "heretizado" e mal usado, assim, muitos que num momento usam textos bíblicos para apoiarem seus recalques, suas sedes de vingança ou carências, em outro momento estão compartilhando o pior da cultura e da sociedade que na verdade é ruim, mas pode ser mais coerente com suas realidades que os textos bíblicos que eles absolutamente não entendem e não vivem. Seja como for citar versículo para não cristãos (e muitas vezes mesmo para cristãos) não vale a pena, então o que vale a pena?
      Sempre vale a pena viver o cristianismo, de fato, nas coisas básicas da vida social. Ser fiel ao cônjuge, não roubar nos negócios, ser caridoso com os menos afortunados, saber perdoar e reconhecer os próprios erros. O resto, que as pessoas tirem suas próprias conclusões, e quando perguntarem por que somos diferentes, aí poderemos responder com propriedade, até citando versículo bíblico: sou diferente porque Jesus é o meu salvador e o meu senhor.
      Não, isso que estou falando aqui não é regra, o Espírito Santo diz com clareza quando falar e quando se calar, e sempre nos orienta a viver, mas tenha cuidado, é o meu conselho, em compartilhar versículos, e mais que isso, seja coerente, tendo seu falar como reflexo do seu agir, e nunca, nunca, use versículos bíblicos como arma de vingança, de troco malicioso, de inveja e de ciúmes, os que usam coisas imundas para fins imundos terão menor rigor em seus julgamentos que os que usam coisas santas para fins escusos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário