quarta-feira, março 30, 2016

Inexorável destino do homem

      "Procura vir ter comigo depressa, Porque Demas me desamparou, amando o presente século, e foi para Tessalônica, Crescente para Galácia, Tito para Dalmácia. Só Lucas está comigo. Toma Marcos, e traze-o contigo, porque me é muito útil para o ministério. Também enviei Tíquico a Éfeso.
      Quando vieres, traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhosAlexandre, o latoeiro, causou-me muitos males; o Senhor lhe pague segundo as suas obras. Tu, guarda-te também dele, porque resistiu muito às nossas palavras.
      Ninguém me assistiu na minha primeira defesa, antes todos me desampararam. Que isto lhes não seja imputado. Mas o Senhor assistiu-me e fortaleceu-me, para que por mim fosse cumprida a pregação, e todos os gentios a ouvissem; e fiquei livre da boca do leão. E o Senhor me livrará de toda a má obra, e guardar-me-á para o seu reino celestial; a quem seja glória para todo o sempre. Amém."
II Timóteo 4:9-18

      "traze a capa que deixei em Trôade, em casa de Carpo, e os livros, principalmente os pergaminhos", já refleti sobre essa passagem aqui, considero um dos textos mais significativos para revelar o essência de Paulo, uma capa, livros e pergaminhos, parece que eram os únicos bens que Paulo necessitava, não posso deixar de pensar em muitos pastores atuais, se acham merecedores de tantas coisas para fazerem ministérios incomparavelmente menos importantes que o de Paulo... mas vamos ao ponto principal desta reflexão.

      A alma é finita, tende a morrer, isso é natural do ser humano. Quantos artistas, cantores, instrumentistas e bandas, têm um período criativo original, onde se produz obras únicas, que ouviremos para sempre. Contudo, num determinado momento, param de criar, ou ficam repetitivos, isso ocorre mesmo com os mais geniais. Quanto mais ardentemente a chama brilha, menor será seu tempo de brilho (ouvi algo semelhante no filme "Blade Runner"), é assim que funciona, por quê? Porque quando o pecado entrou no mundo, natureza e humanidade entraram em falência, por mais que tentemos restaurar as coisas, manter a juventude das coisas, envelhecemos e finalmente, desfalecemos de vez na morte. 
      Isso ocorre mesmo com músicos evangélicos, mesmo com as palavras de grandes pregadores e teólogos, eles envelhecem. No envelhecimento nota-se a presença das amarguras, irremediáveis, que todos, todos temos, não se iluda, alguém que hoje pode estar dizendo a você algo maravilhoso, revelador, em um determinado momento se mostrará envelhecido, o doce sempre se amargará. O Espírito Santo não envelhece? Sim, nunca, ele é sempre novo. Mas ele não está entre nós com corpo próprio, ele age através do ser humano, de seu corpo, chega até nós passando pelo humano, pela alma, pelo coração, pela mente, por sentimentos e por memórias. Esses filtros modificam a essência e retiram a pureza daquilo que recebemos, mesmo que seja o homem, o instrumento mais consagrado e honesto. 
      A Bíblia foi escrita por homens inspirados por Deus? Sim, mas você pode tirar suas conclusões sobre os textos contidos no cânon, sobre o próprio cânon, como os livros foram selecionados para fazerem parte dele, sobre o conteúdo das histórias contidas nos livros, muitas passadas de homens para homens em tradição verbal até que finalmente virassem escritura sagrada... Por isso, repito, a palavra mais pura de Deus é aquela que recebemos diretamente dele, com o menor número de filtros possíveis, mas para isso são necessários trabalho de buscar a Deus com maturidade e coragem, saindo do conforto de sermos somente ouvintes de palavras que muitos só repetem a partir do que ouviram de outros homens, não diretamente de Deus.
      Colha com as próprias mãos as águas vivas, doces e claras do conhecimento de Deus, para poder conhecer a vontade mais direta e santa do Senhor para a sua vida, evite atravessadores, mesmo que bem intencionados, inclusive este aqui, que escreve este blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário