domingo, março 13, 2016

Inveja: mentira do começo ao fim

      "O coração tranquilo é a vida do corpo; a inveja, porém, apodrece os ossos." Provérbios 14.30

        Inveja é um mal com certas peculiaridades.
     Em primeiro lugar, quem a sente nunca admite, já que diferente de outros males, que mesmo sendo negativos, fortalece mesmo que de maneira equivocada, o que a sente, como ódio, ciúmes, ira, etc. A inveja, contudo, enfraquece, já que quem sente inveja, sente por alguém, que é considerado pelo invejoso, digno de ser invejado, logo alguém que tem algo que o invejoso não possui, isso é mostra de inferioridade, coisa que ninguém gosta de admitir.
      Sendo assim, o invejoso é antes de tudo um mentiroso, ele dará todos os nomes possíveis e assumirá muitas outras disposições para não assumir que tem inveja de alguém. Assumir a inveja simplesmente tornaria o invejado ainda mais forte e o invejoso mais fraco. Já refleti aqui sobre isso, mas é um assunto recorrente tal a frequência patética que esse mal provoca em todos nós, tanto quando sentimos a inveja, como quando somos invejados por outros.
      Mas se a inveja torna as pessoas mentirosas, ela é uma mentira em si, pois quem inveja acredita na mentira que não é capaz de ter virtudes que o deixem satisfeito pelo que ele é e tem, assim ele acaba achando que precisa daquilo que o outro tem, e como não consegue isso pelos meios corretos, ele inveja. Se nós nos conhecêssemos de fato, fôssemos felizes com o que somos, e se ao desejarmos ser mais, usássemos as ferramentas da luz, do bem e do trabalho, para sermos melhores, não invejaríamos ninguém.
     Então temos somente três caminhos a tomar: ou nos aceitamos como somos, ou melhoramos ou invejamos, os dois primeiros caminhos precisam de nossa humildade, o último, de um orgulho que nos corrói e que não te fim. Mas se o princípio da inveja é a mentira, seu fim será de maneira igual, como não admitimos que temos inveja de alguém porque achamos na verdade que esse alguém é melhor que nós, podemos então, piorar ainda mais o mal, inventando mentiras para denegrir, desonrar o objeto da inveja, assim a inveja se transforma em ira, que vira mágoa e que dá lugar a uma vingança absolutamente injusta.    

      Foi a inveja que levou príncipes dos anjos, a se rebelarem contra Deus porque queriam estar acima do altíssimo: "Como caíste desde o céu, ó Lúcifer, filho da alva! Como foste cortado por terra, tu que debilitavas as nações! E tu dizias no teu coração: Eu subirei ao céu, acima das estrelas de Deus exaltarei o meu trono, e no monte da congregação me assentarei, aos lados do norte. Subirei sobre as alturas das nuvens, e serei semelhante ao Altíssimo. E contudo levado serás ao inferno, ao mais profundo do abismo." Isaías 14:12-15

     Foi a inveja que levou Adão a querer o conhecimento de Deus e a cometer o pecado original que desencadeou um processo de mentira após mentira: "E viu a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento; tomou do seu fruto, e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela." Gênesis 3.6

      Foi a inveja que conduziu os religiosos hipócritas judeus a perseguirem, prenderem e a matarem a Cristo: "Portanto, estando eles reunidos, disse-lhes Pilatos: Qual quereis que vos solte? Barrabás, ou Jesus, chamado Cristo? Porque sabia que por inveja o haviam entregado. E, estando ele assentado no tribunal, sua mulher mandou-lhe dizer: Não entres na questão desse justo, porque num sonho muito sofri por causa dele. Mas os príncipes dos sacerdotes e os anciãos persuadiram à multidão que pedisse Barrabás e matasse Jesus." Mateus 27:17-20

      A inveja continua fazendo seus estragos hoje em dia, quando muitos pastores, invejando grandes e famosos ministérios, querem a custo de heresias e políticas, fazer de suas igrejas ministérios poderosos e ricos, ao invés de aceitarem com humildade os limites que o Espírito Santo lhes dá: "Porque ainda sois carnais; pois, havendo entre vós inveja, contendas e dissensões, não sois porventura carnais, e não andais segundo os homens? Porque, dizendo um: Eu sou de Paulo; e outro: Eu de Apolo; porventura não sois carnais?" I Coríntios 3:3-4

      Por outro lado, mesmo o invejado é tentado a usar de mentira, para negá-la, já que admiti-la parece ser um tipo de auto-promoção, ensoberbecimento, se sou invejado é porque tenho a algo a invejar, enfim, a inveja é uma mentira em todas as instâncias, um mal que podem ser manter em segredo por muito tempo, mas que pode criar muitos outros males senão for curado.
      Eu admito, sou tentado a invejar algumas pessoas, não muitas, mas existem objetos de inveja na minha vida, principalmente quanto acho que alguém é mais bem-sucedido em algum coisa e, aos meus olhos, nesse momento, olhos de invejoso, não merece tal sucesso. (Quem já não se pegou nessa fantasia entrevada dizendo pra si mesmo: "essa pessoa se "acha", que medíocre, ela não merece ter o que tem, ela não tem capacidade pra isso, deve ter conseguido isso mentindo e roubando".) A cura é aceitar, com humildade, que de uma forma que Deus sabe, a pessoa fez por merecer tal elevação, e que isso não é problema meu, eu preciso simplesmente respeitá-la pela honra que recebeu.
      Também tenho dificuldades para aceitar a inveja de certas pessoas que acabam de alguma forma me prejudicado, principalmente quando são pessoas que eu sei que têm capacidades, posições, talentos e fama entre as outras. Mas aí a inveja do outro confronta minha dificuldade em aceitar oposições, mesmo que mentirosas, minha necessidade em querer aprovação dos outros, algo impossível como consenso. A solução também se encontra numa atitude humilde de minha parte, em aceitar que não precisamos agradar e nem agradaremos a todos, mesmo a pessoas aparentemente competentes e experientes em certas áreas.
      Como mentira, do começo ao fim, a inveja só tem uma cura: a verdade. Seja a verdade sobre nós mesmos, seja sobre os outros, mas sempre colocando Deus na frente, como reto juiz, como pai democrático, mas imparcial, como o Senhor do universo, dos nossos destinos e dono de um plano maravilhosamente perfeito para todas as suas criaturas, essa verdade só provamos com humildade.

      "Se vivemos em Espírito, andemos também em Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.Gálatas 5:25,26   

        Leia também: Tenho inveja...

Nenhum comentário:

Postar um comentário