segunda-feira, março 21, 2016

Não faça inimigos

      Uma vitória que tenho conseguido, é de parar de ver certas coisas como pessoais, e assim  tenho parado de alimentar inimigos que na verdade não existem. Para entender o contexto desta reflexão é preciso entender que muitos não ficam numa mesma igreja local a vida toda (ou a maior parte dela), eu não vejo nada de ruim em ficar cinco anos em uma igreja local e depois procurar outra. É produtiva essa mudança, isso também acontece na área profissional, mudamos de empresas não só por uma proposta financeira maior, mas para ganhar novos focos, novos objetivo, um plano de carreira mais amplo. Se você está em uma mesma igreja local há dez anos ou mais, amém, se isso é a vontade de Deus para a sua vida, seja feliz e faça feliz, contudo, seja sincero numa avaliação do que você tem feito pelo ministério nos últimos anos e no que o ministério tem feito por você e por sua família nesse tempo, talvez seja momento de mudanças.
      Mas voltando ao foco, foi-se o tempo que eu via na rua um líder de um ministério que havia feito parte, e me desviava, aprendi a diferenciar ser humano de função pastoral. Se um pastor conduz um ministério de uma maneira que eu não concordo e Deus já me deu uma ordem clara de sair debaixo desse pastor, isso não significa que fiz um inimigo. Cada um será responsável por suas escolhas, o pastor pela maneira que conduz seu ministério e eu por querer ou não ficar embaixo desse ministério, contudo, isso não me impede de tratar com respeito e carinho um ex-líder. Tenho ex-líderes muito bacanas, camaradas legais, educados, que sempre me trataram com carinho, e eu sei que quando estive debaixo de suas lideranças fui útil e obediente. Então, por que se indispor comas pessoas, por que ser deselegante e mal educado?
      Isso inclui não sair de uma igreja e ficar falando mal da igreja pra todo mundo, tentando convencer membros que ficaram a sair do ministério, perda de tempo, não é assim que as coisas funcionam na vida espiritual. Eu sei que existem igrejas realmente vivendo em situação perigosa, pastores em pecado e membros e líderes que continuam apoiando igrejas por motivos errados, desobedecendo a Deus. Tenho convicção que devemos alertar, mesmo que taxados de rebeldes e fofoqueiros, títulos que os errados gostam de dar aos que os confrontam com seus erros, mas tudo tem um limite. Muitas vezes, mesmo certos, o Espírito Santo nos orienta a ficarmos absolutamente calados, em silêncio, e deixar que Deus faça as coisas do jeito dele.
      Não perca seu tempo fazendo inimigos, isso só desvia o assunto, inverte os papéis, e você acaba ganhando títulos que não lhe pertencem. Mesmo porque, o mundo dá muitas, muitas voltas, as coisas mudam, para os outros e para você, só Deus sabe de tudo, e o caminho realmente espiritual é deixar sempre uma porta aberta para que haja luz, bênção, vitória, entendimento, paz, afinal de contas, até a morte, sempre há uma segunda chance para todos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário