terça-feira, março 29, 2016

...mas a unção deve ser maior

        "Disse então Jesus aos seus discípulos: Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus. E, outra vez vos digo que é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar um rico no reino de Deus.
      Os seus discípulos, ouvindo isto, admiraram-se muito, dizendo: Quem poderá pois salvar-se? E Jesus, olhando para eles, disse-lhes: Aos homens é isso impossível, mas a Deus tudo é possível.
     Então Pedro, tomando a palavra, disse-lhe: Eis que nós deixamos tudo, e te seguimos; que receberemos? E Jesus disse-lhes: Em verdade vos digo que vós, que me seguistes, quando, na regeneração, o Filho do homem se assentar no trono da sua glória, também vos assentareis sobre doze tronos, para julgar as doze tribos de Israel.
      E todo aquele que tiver deixado casas, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou terras, por amor de meu nome, receberá cem vezes tanto, e herdará a vida eterna. Porém, muitos primeiros serão os derradeiros, e muitos derradeiros serão os primeiros."
Mateus 19:23-30

     Estendo o conceito sobre rico que Jesus ensinou, ou melhor, entendo riqueza não apenas como acumulação de bens e dinheiro, mas também como conhecimento, assim digo que aqueles que têm algum tipo de independência neste mundo, poder sobre pessoas ou coisas, mesmo que seja só mental, fatalmente se "esimesmará", se achará suficiente, e se distanciará de Deus, pelo menos do Deus do evangelho, um Deus essencialmente humilde e simples.
      Todos nós gostamos, de alguma maneira, de pastores com dons naturais, uns preferem os paternalistas, outros os carismáticos, outros os filósofos, outros os músicos, enfim, existem dons naturais para todos os gostos, contudo, eles podem trazer mais problemas que soluções. É sábio que todos nós andemos próximos a Deus, para não cairmos nas armadilhas da carne e do diabo, mas os servos de Deus que foram agraciados com muitos dons naturais, seja pastor, pregador, professor, evangelista ou músico, terá a obrigação de ter unção e intimidade com Deus maiores, senão, o homem aparecerá mais que Deus.
      Ao que muito é dado, muito lhe será cobrado, assim às vezes, é preferível um pastor mais sério, mais fechado, menos carismático, mas com experiência diária e profunda com Deus, contudo, quem resiste a um largo sorriso, a um tom de voz forte e agradável, escancarando as portas de um ministério, nos oferecendo colo e abrigo? Poucos, principalmente se estivermos chegando arrebentados do mundo pelo diabo e toda sorte de enganos.
      Mas muitos, estão trocando um engano por outro, é claro que o Deus de todas as misericórdias usa muitos e recebe tantos outros, por amor, contudo, muitos ricos estão fazendo a obra, formando ovelhas iguais, que querem milagres para serem ricos, riqueza que na maioria das igrejas evangélicas brasileiras tem a ver com bens e suprimentos materiais a serem recebidos a curto prazo e sem muito esforço, só fé. Todavia, os protestantes, mais cultos, também não escapam de serem seduzidos por riquezas, nesse caso não dinheiro, visto que pertencem a outra classe social, mas ciência, conhecimento, filosofia cristã.
      "Em verdade vos digo que é difícil entrar um rico no reino dos céus.", não, não há nada de errado no simples fato de ter e querer uma vida confortável, seja de bens ou de formação intelectual, mas é preciso entender que esse conhecimento traz responsabilidade, o dever de ter com Deus uma vida de santidade e intimidade, de maneira que nossos bens e diplomas não ofusquem o brilho de Cristo em nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário