quinta-feira, dezembro 28, 2017

Amar a Deus: proteção contra o mundo e a heresia

      "Não ameis o mundo, nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.
      Filhinhos, é já a última hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se têm feito anticristos, por onde conhecemos que é já a última hora. Saíram de nós, mas não eram de nós; porque, se fossem de nós, ficariam conosco; mas isto é para que se manifestasse que não são todos de nós. E vós tendes a unção do Santo, e sabeis todas as coisas."
I João 2.15-20

      Gostaria de fazer duas considerações sobre o texto acima, a primeira diz respeito às lutas de todos nós contra nossa natureza pecaminosa. Passamos a vida lutando contra o mundo, contra a carne, contra nossas fraquezas. Por que as fraquezas apesar de fracas vencem tantas e tantas vezes? Porque nós as amamos mais que a fortaleza, fortaleza que existe nas virtudes espirituais, emocionais e físicas que agradam a Deus e são realmente sadias pra nós.
      O amor fortalece e quem ama o mal verá a sua vitória, João acerta no alvo quando nos revela isso. Odiar o mal não fará as fraquezas perderem a batalha que existe dentro de nós, o segredo é amar o bem, mais que isso, amar a Deus. Com o coração cheio de amor a Deus não veremos qualquer vantagem no mundo, na carne, nas fraquezas, mas apenas em agradar a Deus, então, naturalmente seremos fortes e vencedores.
      Contudo, João vai além, a tentação maior não está no mundo errado, mas em quem quer subverter a Igreja e continuar dentro dela, essa é a segunda consideração sobre o texto. O adúltero, o viciado, o ladrão, o homicida, terão mais misericórdia que o herege, isso porque trazem o mal sobre si mesmos e saem do meio do povo de Deus.
      O herege quer permanecer no seio da Igreja, engana-la, manipula-la, usa-la, para fins egoístas. Os que citei em primeiro lugar, muitas vezes, se perdem pelo mundo, envergonhados. Os hereges não, tomam posse dos púlpitos sem nenhuma vergonha, querendo aplausos, como vampiros sugando as vidas dos outros para permanecerem "vivos".
      De um jeito ou de outro, pelos vícios da carne ou pela subversão da doutrina do Espírito Santo, conclui João, os que saem da Igreja nunca na verdade fizeram parte dela, mesmo que dominem as igrejas neste mundo. Todavia, heresia, e essa é a revelação final do texto, com uma presença muito mais forte nos dias de hoje, que no tempo de João o evangelista, é um sinal claro dos últimos dias, assim estejamos fortes amando a Deus.
      Os que são presas da heresia e dos líderes hereges são justamente os que amam o mundo, mas não querem sair das igrejas. Quer saber como discernir uma heresia? De duas maneiras: em primeiro lugar ela sempre acoberta o pecado, não liberta o homem dele, e isso acontece porque ela não tem poder pra isso, o herege sempre é hipócrita. Em segundo lugar ela leva o homem a depender de sacrifícios humanos, de ritos, de obras físicas, de ídolos, e não da fé pura na graça de Deus.
      Amemos a Deus, acima de tudo, esse é o mistério, nesse amor temos a unção de Deus que nos fortalece e nos dá discernimento, eis nossa arma contra o mundo lá fora e contra a heresia que nesses últimos dias tanto tem estado dentro das igrejas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário