terça-feira, dezembro 05, 2017

Quem segue a Jesus, de verdade?

      "E aconteceu que, indo eles pelo caminho, lhe disse um: Senhor, seguir-te-ei para onde quer que fores. E disse-lhe Jesus: As raposas têm covis, e as aves do céu, ninhos, mas o Filho do homem não tem onde reclinar a cabeça.
      E disse a outro: Segue-me. Mas ele respondeu: Senhor, deixa que primeiro eu vá a enterrar meu pai. Mas Jesus lhe observou: Deixa aos mortos o enterrar os seus mortos; porém tu vai e anuncia o reino de Deus.
      Disse também outro: Senhor, eu te seguirei, mas deixa-me despedir primeiro dos que estão em minha casa. E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e olha para trás, é apto para o reino de Deus." 
Lucas 9.57-62

      Muitos acham que seguem a Cristo, que abrem mão de preferências pessoais, de tempo, de prioridades para fazerem a obra. Muitos estão se enganando, na verdade servem em ministérios de homens a homens. Muitos se sacrificam para terem reconhecimento de grupos sociais, de famílias que por anos frequentam uma mesma igreja, no melhor, uma mesma denominação. Muitos ainda são mortos ocupados em enterrar mortos. 
      A muitos, Jesus tem dito, "larga tudo isso e me segue", e esses respondem, "mas eu estou te seguindo, vou a três cultos por semana, faço parte de ministérios, tenho cargos e títulos na igreja". Obediência, ao Senhor, não a homens, não a igrejas, não a religiões, Deus tem procurado e não tem achado, no meio de um povo grande em número, chamado de evangélico no Brasil. Até quando? 
      Enquanto isso, com orações não respondidas pelo Deus verdadeiro, um povo que quer o título de cristão, de adorador, de espiritual, procura na heresia vendida por falsos pastores, um álibi para continuar sendo religioso hipócrita. Até quando? Até sairmos de igrejas que são palcos, palanques e vitrines, e nos reunirmos, como corpo espiritual genuíno de Cristo, sob a liderança de verdadeiros pastores e profetas, que ensinem o que precisamos ouvir, não o que queremos. Quando isso acontecer poderemos dizer com alegria que realmente seguimos a Jesus.
      Mas não nos enganemos, seguir a Jesus, obedecer a Deus, não é só tomar decisões na área do culto coletivo que fazemos fazendo parte de grupos sociais, de igrejas locais. Atitudes na área profissional e afetiva também têm prioridades no plano de Deus para nossas vidas. Infelizmente, já vi gente deixando o centro da vontade de Deus para suas vidas, porque acharam que era mais espiritual usar um tempo e um espaço para desempenhar um ministério, ao invés de aceitar uma boa proposta de emprego em outra cidade. A verdade é que temos muita dificuldade para enterrar os mortos, temos dificuldade para discernir quem são os mortos.
      A verdade é que na maioria das vezes seguimos os homens, e não temos coragem de pagar os preços, nos desprendermos dos mortos, e seguirmos realmente a Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário