sexta-feira, dezembro 22, 2017

Os judeus, precisam de Jerusalém ou de Jesus?

      "Depois tornarão os filhos de Israel, e buscarão ao Senhor seu Deus, e a Davi, seu rei; e temerão ao Senhor, e à sua bondade, no fim dos dias." Oseias 3.5
      "Mas nos últimos dias acontecerá que o monte da casa do SENHOR será estabelecido no cume dos montes, e se elevará sobre os outeiros, e a ele afluirão os povos." Miqueias 4.1

      Nós evangélicos/protestantes vivemos com uma obrigação moral com relação à nação de Israel, conhecendo a Bíblia como achamos que a conhecemos, interpretando-a do modo verdadeiro, como achamos que fazemos. Acreditamos, baseados repito numa interpretação que fazemos tradicionalmente de profecias principalmente do antigo testamento, que os judeus ainda habitarão a extensão geográfica original dos tempos do rei Davi, tendo obviamente Jerusalém como capital exclusiva e integral de sua nação.
      Toco aqui num assunto delicado e antes de tudo enfatizo meu respeito para com os judeus, como nação atual, mas principalmente reconhecendo a importância e o privilégio que tiveram como nação escolhida para testemunhar Deus na antiga aliança. Mas o termo antiga aliança já diz tudo, já que a nova aliança é Jesus Cristo e é válida tanto pra judeus quanto pra gentios, que são o resto do mundo que não tem descendência israelita.
      Sim, no livro de Apocalipse, que já está dentro da visão teológica da nova aliança, existem profecias relativas à Israel, mas até que ponto elas são físicas? Até que ponto se refere a uma Jerusalém física ou a uma Nova Jerusalém espiritual, que têm direito os que fazem aliança com Deus através de Cristo? Até que ponto a glória futura de Israel que será restabelecida não é Jesus? Até que ponto não são as duas coisas, Israel físico tornando a ter a importância dos tempos do rei Davi e reconhecendo, com o restante da humanidade, o Senhorio absoluto de Jesus Cristo?
      A verdade é que o que é mistério não cabe a nós saber nem especular, contudo, uma coisa não é mistério com certeza: "Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá pela fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou." Romanos 1.16-19
      Assim penso que principalmente nós cristãos que conhecemos o evangelho devemos nos ocupar antes em prega-lo, a judeus e a não judeus. Não desprezamos o fato que Deus tem um amor mais que especial pela nação de Israel, que o Senhor é fiel e poderoso para cumprir as promessas que fez, e que ninguém sabe com certeza tudo o que acontecerá com o mundo nos últimos dias. Mas ainda assim acredito que os judeus precisem muito mais de Jesus que da Jerusalém física, e que apesar do que Deus quer pra eles e pensa deles, não aceitando Jesus Cristo como único salvador e Senhor, eles se colocam em posição de rebeldia contra Deus. 
      Penso também que Deus ama com o mesmo amor, árabes, palestinos e muçulmanos. Muitas conquistas que esses fizeram no oriente médio são legítimas e de acordo com as leis deste mundo eles têm tanto direito a Jerusalém quanto os judeus. Muitos que defendem alguma preferência dos judeus sobre a território da Palestina ou de Jerusalém, o fazem, mesmo que usem aparentemente profecias do antigo testamento como argumento, por outros motivos, mais econômicos que teológicos. Não nos iludamos com relação a isso e nem romantizemos o assunto baseados num tradição teológica que já mostrou interpretações equivocadas em outros temas, sempre lembrados aqui no blog. Só Cristo salva! Esse é o centro da Bíblia, e é válido pra todos!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário