terça-feira, dezembro 26, 2017

Inteligência generosa, generosidade inteligente

      Inteligência generosa ou generosidade inteligente, qualidade que torna as pessoas especialmente elegantes. Generosidade é dar sem querer nada em troca, não só coisas materiais, mas honra, por exemplo. O generoso não só reconhece a qualidade alheia sem segundas intenções, ele a procura e a exalta. 
      Inteligência é a qualidade de quem faz as coisas com conhecimento, buscando excelência com eficiência. Ser inteligente é fazer o melhor em menos tempo e com menor esforço. Inteligência e generosidade são virtudes de áreas humanas distintas, uma é racional, intelectual, a outra é afetiva, emocional. 
      O ser humano generoso inteligente busca equilíbrio entre essas duas áreas, já que se pesar mais para um lado que para o outro pode ser injusto com alguém ou consigo mesmo. O que só busca inteligência pode ser eficiente em cumprir metas, mas desumano com as pessoas, adquirirá glória pessoal, mas não fará amigos. 
      O que procura ser só generoso pode até agradar as pessoas, honrar o próximo, mas esquecerá de si mesmo e não será feliz. A verdadeira felicidade é algo que transborda de um coração feliz e faz os que estão ao redor felizes também. Pode até ser um sacrifício, mas inteligente, com foco. 
      Generosidade inteligente ou inteligência generosa, eis a virtude que nos faz felizes, equilibrados e elegantes. Vejo Jesus encarnado, andando entre os homens, assim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário