sábado, dezembro 23, 2017

Com humildade há consciência

      "Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes; e Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; para que nenhuma carne se glorie perante ele." I Coríntios 1.27-29

      Sim, Deus escolhe os fracos e os loucos, porque só nessas condições é que o coração arrogante do ser humano deixa de depender de si mesmo e confia em Deus. Contudo, só ser fraco e ser louco não basta, é preciso ter consciência de que se é isso, e desejo profundo e convicto de querer mudar em, por e para Deus.
      Muitas pessoas enfrentam atualmente transtrornos psiquiátricos, sim, isso é um nível de loucura e também pode se encaixar no texto de Paulo. Esse é um assunto complexo e até que ponto pessoas "loucas" são responsáveis ou não por seus atos, são ou não consideradas por Deus gente moralmente madura para responder por pecados, não constitui questionamento fácil e simples de ser respondido.
      Contudo, muitos "loucos" podem responder, sim, por seus erros, e possuem, sim, condições, forças, para buscarem cura em medicações e tratamentos. Eu também creio que Deus cuida de um jeito especial desses, isso, todavia, desde que haja humildade, temor a Deus. É a esse fator que a consciência, a lucidez, está intrinsecamente ligada, à humildade diante de Deus.
      Só uma última consideração, infelizmente, muitas pessoas que não se consideram insanas justamente por não terem humildade, não têm consciência da dor, da luta, do esforço que muitos loucos genuínos suportam para viverem como homens de bem, com consciência de suas loucuras. O meu consolo é que Deus sabe e cuida de mim...

Nenhum comentário:

Postar um comentário