quinta-feira, março 15, 2018

A religião de Deus

      "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna." João 3.16

      Existem só duas religiões no mundo: a de Deus e a dos homens, vamos entender isso melhor. Eu não disse que existe uma religião do bem e outra do mal. A de Deus obviamente é a do bem, mas a do homem pode variar. Na verdade, grande parte das religiões dos homens são do bem. O que define um tipo e o outro tipo? A religião de Deus ensina que Deus é que toma a iniciativa para se revelar e abençoar o ser humano.
      A religião dos homens, seja ela qual for, incluindo mesmo algumas disposições de religiões a princípio cristãs, ensina que o homem pode procurar e achar a Deus, ou seu "deus", ou não, no caso dos ateus. Como esse segundo tipo coloca o homem como referência, o "deus" desejado pode variar, assim como as intenções em se relacionar com esse divino. Muitos buscam o bem nessa divindade, mas alguns também buscam o mal.
      É claro que a ciência, a filosofia e as religiões de homens vão dizer que todas as religiões são de homens, que "Deus" é uma criação humana, e não o contrário. Essas dirão que o cristianismo também é uma interpretação subjetiva do ser humano e não pode almejar diferença ou superioridade com relação às outras religiões.
      Eu respeito isso e não tentarei convencer ninguém do contrário por argumentação. A  mim cabe viver minha religião que creio ser a de Deus e mostrar pras pessoas por meio de atos e não de palavras sua distinção. Contudo, o cristianismo tem diferenças factuais nas quais é baseada sua doutrina que mostram que ele é uma iniciativa de Deus para revelar o divino real e benigno à humanidade.
      O versículo inicial dá esses fatos com a sabedoria simples e abrangente que só a Bíblia tem: Deus amou o mundo e deu seu filho. Pronto, sem complicações, ao homem basta aceitar o amor e a salvação, ou não. Nada precisa ser adicionado ou subtraído, mas tudo isso pode ser autorizado pelo homem que experimentará a vida verdadeira se Jesus viver nele.
      A religião de Deus não é o homem vivendo pra Deus, mesmo porque isso é impossível. A religião dos homens tenta? Sim, e muitos mesmo bem intencionados e sinceros, mas não terão sucesso, e na insistência só se afastarão mais e mais de Deus com uma grande possibilidade de se aproximarem mais e mais dos anjos e espíritos caídos do mal.
      Qual a tua religião? De verdade? Seja honesto consigo, avalie o que crê (ou não), na prática, você tem paz e liberdade? Ou mesmo numa busca séria pelo divino, envolvido em tantas meditações, revelações, sabedorias e conhecimentos, ainda continua escravo de vícios e fraquezas mais básicos e antigos em tua vida? Só Jesus, a "religare" do Deus verdadeiro e único, pode te dar de fato vida de paz, liberdade, amor e justiça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário