domingo, março 11, 2018

Temos poder sobre o mal

      "Eis que vos dou poder para pisar serpentes e escorpiões, e toda a força do inimigo, e nada vos fará dano algum." Lucas 10.19

      Confesso que tomo cuidado para compartilhar reflexões sobre textos como o acima, neste momento em que principalmente as igrejas pentecostais, maioria no Brasil atual, experimentam. Por quê? Porque penso que a ênfase na vida cristã madura seja vencer o mal que está dentro de nós, não fora. Em primeiro lugar, porque se estivermos limpos, a vitória sobre espíritos malignos é obtida através de uma oração de autoridade no nome de Jesus. Já a vitória sobre o nosso pecado, vícios, culpas, mágoas e inseguranças, não é algo tão rápido.
      Em segundo lugar porque a maior parte de nossa vida é um processo de andar com Deus entre os homens, não um passe de mágica instantânea que ocorre mediante o dizer palavras poderosas. Esse processo que se inicia em nosso novo nascimento e que só se encerra em nossa partida deste mundo, é o longo caminho que andamos para sermos o mais próximo possível parecidos com a pessoa do homem Jesus Cristo. Contudo, creio no poder de Deus e o exerço sempre que o Espírito Santo me orienta.
      O diabo e seus asseclas fazem o tempo todo guerra contra nós de forma direta, tentando minar nossas forças, esperanças e paz com opções de vida, a princípio mais fáceis e prazerosas, mas que depois se mostrarão armadilhas para fazer infelizes a nós e aos que nos cercam. Todavia, ataques mais poderosos podem ser feitos se dermos legalidade para o mal. De que forma? Através de três tipos de autorização: indireta nossa, direta nossa ou direta de outras pessoas.
      Autorização indireta nossa ocorre quando estamos sujos, quando caminhos em pecado, quando nos acostumamos com certas condições erradas e nem pedidos mais perdão a Deus ou buscamos não mais cometer o mesmo erro. Essa é uma situação perigosa e mesmo cristãos com ministérios e lideranças podem cair nessa armadilha. Já a autorização direta, só acontece com não convertido, ela é feita através de contato explícito entre o homem e os espíritos malignos, isso não pode ocorrer com alguém que nasceu de novo e possui o selo do Espírito Santo.
      A autorização direta dos outros é semelhante com a que alguém dá para agir na própria vida, mas nesse caso, para agir nas vidas dos outros. Por favor, leia com cuidado o que vou dizer a seguir, e entenda o texto. Existem muitas religiões, principalmente dentre aquelas que estabelecem contato direto com entidades espirituais, anjos ou enganosamente chamados de espíritos de falecidos, que fazem pactos para favorecer alguns e prejudicas a outros. Isso existe? Sim! É toda religião espírita ou esotérica que faz isso? Não! Mesmo que faça, isso dá legitimidade a cristãos ou outros de cometer qualquer espécie de violência contra os que usam suas religiões para o mal? Não, nunca!!
      Ninguém tem o direito de confrontar ninguém por causa de princípios religiosos diferentes dos seus, mas o espírito maligno, o demônio e suas manifestações, esses sim, em oração, na privacidade de nossos lares, igrejas ou outro lugar, podem ser repreendidos e expulsos. Para aquele que dá autorização direta para o mal agir em sua vida, só tem uma saída: conversão, novo nascimento em Cristo para que o Espírito Santo passe habitar em seu coração. Mas quando outra pessoa faz pacto para prejudicar um cristão, esse deve orar, na autoridade ensinada no versículo inicial desta reflexão. Lembro que satanistas conseguem mesmo materializar animais peçonhentos nas casas daqueles que querem prejudicar. Um princípio de sabedoria é orar por tudo que entra em nossas casas, objetos comprados mesmo presentes recebidos, e até por visitas que recebemos de amigos não cristãos.
      Na autoridade de Jesus, não precisamos, contudo, nos preocupar de onde vem o mal, muito menos nos colocarmos como inimigos daqueles que nos querem mal. Outro princípio de sabedoria é tratar todos bem, isso não colocará pessoas contra nós de forma gratuita, criando problemas que estão ao nosso alcance nos livrar. O mal é afastado com oração de autoridade? Mas também dele tiramos a legalidade vivendo dia a dia como cristãos verdadeiros, na simplicidade, na humildade, respeitando a todos. Ao meu ver, o versículo final desta reflexão tem tanto poder quanto o inicial, cristãos maduros que conhecem o poder de Jesus contra escorpiões, também vencerão o mal que pode habitar mesmo o coração de um convertido levando a vida com amor e respeito.

      "A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira." Provérbios 15.1

Nenhum comentário:

Postar um comentário