domingo, março 25, 2018

Espírito Santo, a palavra de Deus

      Textos bíblicos não são o fim, mas o início, não adianta ficar repetindo versículo como se fosse uma lei ao pé da letra ou palavras mágicas com algum poder sobrenatural, como um feitiço, na maioria das vezes num português antigo com termos que ninguém mais usa normalmente. É preciso digerir a Bíblia com prática, confronta-la com a realidade, em oração e temor a Deus, e não só os princípios básicos, mas a palavra madura que muda nosso caráter. É preciso alimentar espírito, inteligência e emoções com a palavra do Espírito Santo que gerou o texto bíblico original registrado por homens.
      Cristão maduro não é o que tem fé para operar milagres sobrenaturais, mas o que vive o dia a dia com trabalho honesto, tratando os outros com misericórdia, generosidade e perdão. Isso se exerce comendo a palavra de Deus que nos é lembrada pela Bíblia, mas esclarecida diretamente pelo Espírito de Deus em nossos corações. A palavra de Deus é o Espírito Santo! Infelizmente, muitos não entenderam isso em quase dois mil anos do reino de Deus na terra, a maioria só substituiu as leis mosaicas por "leis evangélicas", assim, ao invés de se libertarem no Espírito Santo se tornaram escravos de palavras, que sem atuação do Espírito Santo, são impraticáveis, manipuladas por homens como os que mantiveram a Bíblia em latim para leitura exclusiva do clero.
      Um dos males que falsos profetas e pastores hereges têm feito às igrejas, é afastar crentes da palavra de Deus. Quando ensinam que crente ungido é o que opera milagres, focam a espiritualidade na fé. Assim os crentes acham que fé basta para serem bons cristãos, e se nem leem a Bíblia, quanto mais buscam aprofundarem-se nela. Querem fé, sim fé é importante, mas também é só o início da vida cristã. E se desejam fé, a querem para quê? Para conseguirem coisas, e como eu já disse em outra reflexão, para resolverem problemas. Querem fé para terem vida financeira e material confortável e próspera e pensam que isso é a palavra de Deus, que isso é o poder do Espírito Santo.
      Nessa armadilha do diabo muitos, principalmente do movimento pentecostal, têm caído, mas pelos frutos reconhecemos a qualidade da árvore. A árvore plantada por Deus ouve a voz do Espírito Santo, busca mudança de vida interior, não coisas materiais para viver nesse mundo, mas valores de caráter para levar para a eternidade com Deus. "Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, o qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica." II Coríntios 3.5-6

Nenhum comentário:

Postar um comentário