sexta-feira, março 02, 2018

Respeito pelos pais

      Conheço pais maravilhosos, que mesmo com os limites da visão de pais que havia nas gerações mais antigas, sempre respeitaram filhos, assim, seus filhos, os consideram de maneira exemplar. Sou casado com uma mulher, que abaixo de Deus, estão seus pais, ela e meus cunhados têm, por meus sogros, um amor que me deram referências de respeito por pais e por mais velhos.
      Respeito pelos pais, principalmente pela figura masculina, estabelece referência para o ser humano respeitar todo tipo de autoridade neste mundo e no mundo espiritual. Em primeiro lugar é importante que se entenda que esse respeito é ensinado, um filho respeita o pai que faz por merecer tal respeito. Assim, não espere, um pai que desrespeitou e violentou criança e adolescente, ter na velhice o respeito de um adulto sem referência.
      Mas um adulto sem referência terá dificuldades para respeitar chefes, pastores, professores, policiais, etc. Qualquer autoridade será vista com desconfiança, inclusive Deus. Sem autoridades, não há hierarquias, não há vida civilizada. Muitos líderes políticos prepotentes que tentaram e tentam dominar o mundo pela violência, são filhos sem referência de autoridade.
      Andar com Deus transforma nossas vidas, muda-as para melhor, mas como sempre digo aqui, é um processo longo de abrir mãos de direitos, de rancores, de culpas. Muitos só entenderão de fato o que é uma autoridade, caminhando com o Senhor. Nessa aliança aprendemos que a verdadeira autoridade estabelece, não só as diretrizes que nos mostram objetivos melhores, mas também os meios mais eficientes para alcança-los.
      Entendemos também que autoridades não são nossos pais, mesmo que devam ser respeitadas, assim não devemos exigir delas colo e intimidade. Lembro que a ausência de referência de pai não priva o homem só de referência de liderança, mas também de um apoio e incentivo de afeto. Homens que crescem sem pais de fato procurarão a figura paternalista em chefes, professores e pastores, estabelecendo vínculos equivocados e sempre insatisfatórios.
      Seja como for, quem confia na autoridade de Deus, em primeiro lugar, achará colo, carinho, respeito, misericórdia, amor e aprovação, mesmo recebendo disciplina e nãos. Com essa referência maior, conseguiremos respeitar todas as outras autoridades, com equilíbrio, mesmo não tendo recebido a melhor referência de nossos pais terrenos. Com essa referência maior também poderemos ser pais melhores e criar filhos com temor a Deus e respeito por todo tipo de autoridade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário