segunda-feira, agosto 06, 2018

Trabalhe na luz

      “E ninguém, acendendo uma candeia, a cobre com algum vaso, ou a põe debixo da cama; mas põe-na no velador, para que os que entram vejam a luz. Porque não há coisa oculta que não haja de manifestar-se, nem escondida que não haja de saber-se e vir à luz. Vede, pois como ouvis; porque a qualquer que tiver lhe será dado, e a qualquer que não tiver até o que parece ter lhe será tirado.Lucas 8.16-18            

      No dia 23/07/18 fiz uma reflexão, “De mãos vazias, mas de coração cheio”, sobre parte do texto de Mateus que faz a mesma citação do texto acima de Lucas, senti de tocar novamente no tema. A palavra de Deus já cumpre sua missão pelo simples fato de existir e ser exteriorizada, seja num púlpito físico, virtual ou na em qualquer outro lugar, na boca de um verdadeiro profeta de Deus, que em obediência ao Senhor, fala. Assim, mesmo que quem precise ouvir não obedeça, mesmo que nem ouça, porque na hora e no lugar que o profeta falava tal pessoa não estava presente, ainda assim, a palavra de Deus cumpriu seu objetivo. 
      Mas se a pessoa não estava presente, como pode ser julgada por algo que não ouviu? Porque ela não estava presente por escolha própria, tenha certeza, Deus dá a oportunidade e a disponibilidade, se ele mandou o profeta falar é porque quem precisava ouvir tinha condições disso. Mas por rebeldia, alguém pode deliberadamente se afastar do profeta, ou afastar o profeta de sua vida, para não ouvir o que Deus tem a dizer pelo profeta. Atualmente, existem mais profetas fora de igrejas que dentro, expulsos, de forma explícita ou mesmo mais polida e política, pelos pastores hereges e gananciosos que não querem ouvir a voz do Espírito Santo e se acham no direito de se postarem como os profetas (quando são só falsos profetas).
      Mas por que essa introdução ao tema proposto no início? O que tem haver profeta com candeia? Na verdade, todos que vivemos no Espírito Santo e buscamos agradar a Deus em nossas vidas, em tudo o que fazemos, em nossos casamentos, em nossas amizades, em nossos trabalhos, em nossos estudos, dia a dia, podemos ser usados profeticamente pelo Senhor. A nova aliança em Cristo desmitificou muitas coisas que no antigo testamento estavam encobertas em mistérios ou apresentadas aos filhos de Deus só como metáforas. Jesus abriu-nos o “santo dos santos”, perdoou nossos pecadoa para sempre e nos deu o Espírito Santo. Agora não somos alimentados espiritualmente só por terceiros, por registros dos outros, pela palavra escrita, mas diretamente pelo Espírito Santo de Deus em nossos corações. 
      Dessa forma somos todos sacerdotes de uma nova aliança, como diz Pedro em I Pedro 2.9. Se temos essa vocação, façamos o nosso melhor à vista de todos, como diz o ditado, “quem não deve, não teme”. Muitas vezes não fazemos ideia de como Deus usa o trabalho que fazemos, e não me refiro só à evangelização e ensino da palavra, não, falo de nosso ofício secular. Não por vaidade, nem jogando pérolas aos porcos, mas com singeleza de coração e humildade, mostrando a chamada pessoal e instransferível que cada um de nós temos. Muitos, alegando sabedoria, agem com covardia e orgulho, se escondem, e escondidos nunca buscam excelência, procuram melhorar, já que se poucos veem, pouco é cobrado.
      Nós cristãos, todavia, genuínos e praticantes, não somos dos que escondem suas luzes, mas aqueles que as mostram para que todos vejam, e acredite, nada fica escondido nesta vida, uma hora tudo vem à tona. Se tem que ser revelado, que sejam coisas boas, bênçãos, não pecados não confessados, não assumidos e não perdoados. Que não sejamos pegos de surpresa com um assunto não resolvido em Deus, isso pode nos humilhar de maneira irremediável, e que também não sejamos julgados guardando algo bom só para nós, se assim agirmos perderemos tudo, até o que achamos que guardamos. Pensemos nos outros, em ajudar os outros com o que temos, seja isso o que for, nada é pequeno pra Deus se é dado com sinceridade e com todo o coração e na luz do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário