domingo, agosto 05, 2018

Perseverar é preciso, sempre!

      "E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo." Mateus 10.22    

      Não desista, se preciso dê um tempo, descanse um pouco, respire fundo, saiba parar um pouco, ao menos. Contudo, não desista, e não me refiro a alianças feitas com homens, mesmo com igrejas, elas podem ser importantes, Deus pode até nos usar nessas alianças, mas elas não são Deus e não têm o direito de nos escravizar. Às vezes, para não desistir de Deus, temos que abrir mãos daquilo que homens dizem ser Deus, ser de Deus. Mas é vital que entendamos, que quando é Deus mandando, quando é de Deus a aliança, ela exigirá de nós muito trabalho, perseverança, sim, mas sempre respeitará nossos limites, e abençoará, em primeiro lugar, a nós mesmos. Do que adianta persistir numa atitude, num ministério, num trabalho, só para agradar homens, mesmo homens que se dizem cristãos e líderes de igrejas? 
      Parece discrepante, numa reflexão cujo tema é perseverança, falarmos em desistir? Mas é exatamente isso o que ocorre, muitos desistem de Deus porque foram sobrecarregados por homens, mesmo, por pastores, e isso é estratégia que o diabo também usa. Muitos desistem de Deus porque antes teimaram em não desistir dos homens. Fracos e cansados, mesmo de fazer coisas que achamos que são corretas, como trabalhar em igrejas, somos facilmente tentados a desistir de Deus. Assim, antes de desistir de Deus, lance fora o jugo pesado e injusto dos homens, o único jugo que você precisa levar é o de Jesus, e esse é leve, como diz em Mateus 11.28-30. 
      Contudo, o versículo inicial fala sobre uma razão legítima que pode nos levar a pensar em desistir: a perseguição, e não pela nossa história pessoal, por erros que nós mesmos cometemos, ou por ideologias humanas. Não, a perseguição legítima e que será inevitável, principalmente nos últimos dias, é por levarmos o nome de Jesus em nós, em nossas vidas, em nossas escolhas, em nossa prática testemunhada andando por esse mundo. É sobre essa perseguição, sobre esse ódio, que Cristo nos adverte, é nesse aspecto que o Senhor nos diz: aquele que perseverar até o fim será salvo. Essa palavra pode ir contra muita doutrina ensinada por denominação, mesmo séria, ela não garante salvação por um ato de fé num momento de nossa existência, mas por um constante processo de insistência, de não negar o nome de Cristo. Perseverar é preciso, sempre, é isso que nos diz Jesus, não desistamos, em Deus sempre acheremos forças e motivação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário