segunda-feira, agosto 27, 2018

Se o mundo é dos espertos, de quem é o céu?

      “Quem subirá ao monte do Senhor, ou quem estará no seu lugar santo? Aquele que é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente. Este receberá a bênção do Senhor e a justiça do Deus da sua salvação.Salmos 24.3-5     


      Dizem que o mundo é dos espertos, dizem também, geralmente esses tais “espertos”, que os cristãos são tolos, fracos ou mesmo ociosos, que com medo ou sem coragem pra fazerem as coisas acontecerem, buscam a Deus, pede que Deus faça aquilo que eles não querem ou acham que não podem fazer. Bem, há um pouco de verdade em tudo, isso, sejamos sinceros e sábios. Muitos que não confiam em Deus, pelo menos não da maneira que o evangelho ensina, crendo em Jesus como salvador exclusivo e necessário para que tenhamos uma comunhão plena com Deus, muitos desses têm mais coragem e mais força que muito cristão. Muitos cristãos, principalmente nesses tempos de heresias, usam a fé na fé para jogarem para Deus uma responsabilidade que é de todo homem nesta terra. 

      O cristão maduro, contudo, tem o equilíbrio ensinado por Cristo em Mateus 10.16b, “portanto, sede prudentes como as serpentes e inofensivos como as pombas”, esse não banca o espertalhão, mas também não se faz de bobo, ele é simples, puro, sincero, mas prudente, crente e voluntarioso. Quem habitará o céu espiritual na eternidade? Quem “é limpo de mãos e puro de coração, que não entrega a sua alma à vaidade, nem jura enganosamente”, o texto do salmista diz tudo. Assim, não demos a nós mesmos mais valor que o que realmente temos, não pousemos de mestres, ao mesmo tempo que sejamos santos de coração e na ação com coerência, não só de aparência e palavras, nem tenhamos qualquer tipo de presunção sobre nós mesmos. 

      Se alguns querem nos ver como bobos? Que vejam, nossa defesa é Deus quem faz, e que apareçam em nossos relacionamentos e alianças com os homens, a misericórdia e a justiça, quem dão doces frutos de amor e de paz que permanecem. Se temos que nos calar muitas vezes, até, aparentemente “engolir sapos”, que seja assim durante o tempo que Deus deseja, mas confiantes também que no tempo que o Senhor mandar, nossa honra aparecerá como a luz na aurora, aliás, nossa reflexão de ontem. Mas sigamos sempre confiantes no que Deus quer de nós, no que o Senhor tem pra nós, no que Jesus fez por nós. Esses que muitos chamam de tolos, os pequeninos de Deus, têm uma honra exclusiva, a de poderem entrar na presença do Senhor, criador e redentor do universo, para adora-lo, sem véu, mas purificados com o sangue de Cristo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário