quinta-feira, agosto 09, 2018

Sal da terra

      “Vós sois o sal da terra; e se o sal for insípido, com que se há de salgar? Para nada mais presta senão para se lançar fora, e ser pisado pelos homens.” Mateus 5.13      

      Na comida, qual o papel do sal? Dar sabor, tornar a comida mais apetitosa. O valor nutritivo de uma carne não muda com ou sem sal, a carne continua tendo proteínas que fazem bem ao nosso organismo, salgada ou não. O sal não confere conteúdo, mas forma, seres humanos, diferentes dos animais, precisam não só de conteúdo, mas também de forma. A arte confere forma estética à vida, podemos sobreviver fisicamente sem apreciar um quadro ou ouvir uma música, mas com arte nossa alma se alimenta e a existência fica melhor, mais agradável.
      Como sempre, Jesus é perfeito em suas metáforas e ele compara o cristão ao sal, ele diz que nós somos o sal da terra, o sal do mundo, assim Cristo chama a atenção de que forma pode ser tão importante quanto o conteúdo. Muitos de nós conhecemos o evangelho, a Bíblia, e até vivemos uma vida justa, muitos de nós tem conteúdo, tem o alimento que o mundo precisa. Mas é necessário mais que isso, é preciso ser sal, ter sabor e oferecer ao mundo uma evangelho agradável, saboroso. O evangelho não é só perdão de Cristo que nos livra do diabo, da morte, do inferno e do pecado, o evangelho é o consolo do Espírito Santo que dá sentido à vida. 
      Essa felicidade que devemos ter como cristãos é o que salga o mundo, lhe dá esperança, no meio de um sistema humano cruel, injusto e egoista. Não basta que conheçamos e vivamos o evangelho, é preciso sentir prazer nisso, alegria, isso é ser sal, e muitas vezes, é tudo que o mundo vê e precisa, a forma. Não estou dizendo que devemos viver de aparência, mas que devemos aparentar a vida eterna que temos no coração, em nossa maneira de viver, de falar, de caminhar por este mundo, isso é ser sal da terra. Assim, um cristão não deve ser sisudo, duro, como um juiz, mas elegante, afável, como uma testemunha feliz por compartilhar a experiência que tem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário