domingo, agosto 12, 2018

Pelo nome de Deus!

      “Ajuda-nos, ó Deus da nossa salvação, pela glória do teu nome; e livra-nos, e perdoa os nossos pecados por amor do teu nome.Salmos 79.9     

      Para nós cristãos, convertidos, novos nascidos e salvos por Cristo, a interpretação correta do versículo acima é tão fácil que nem nos atemos à sua profundidade. Interpretarmos o texto sem o Espírito Santo, sem temor de Deus, sem humildade espiritual, nos levaria à conclusão de que Deus é alguém egoista e vaidoso que faz as coisas com segundas intenções, só para ser adorado, esse equívoco poderia nos convencer que Deus é fraco, por necessitar da adoração humana. Essa interpretação na verdade é valida, mas quando se refere ao diabo, ele sim, tem segundas (ou primeiras) intenções, egoistas e vaidosas, ele sim é um fraco que deseja adoração.
      Além disso, desde a tentação no Éden, e consequente queda do homem, o diabo usa essa estratégia (“A estratégia da Serpente”, tema de um vídeo meu, e “O mito de Prometeu“, assunto em mais de uma postagem desse blog) para enganar o homem, para, mentindo e blasfemando, dizer de Deus algo que é dele, do inimigo, em sua atitude rebelde e maléfica. Deus não exige adoração, de ninguém, ele não obriga ninguém a louva-lo, e mesmo os que andam muito longe disso podem ser abençoados neste mundo, na verdade Deus não necessita de adoração para ser Deus.
      Temos que tomar muito cuidado, o diabo ou quer nos fazer esquecer de Deus ou tenta diminuir seu poder. Deus não é o maior “deus”, como diz, por exemplo a mitologia helênica sobre Zeus, Deus não é Zeus. Aliás, a mitologia grega-romana quando se refere ao panteão de deuses, fala de um grupo de principais diabos, incluindo Zeus, visão semelhante a outras mitologias, como a nórdica, celta, indiana, ou mesma às entidades espirituais do afro-espiritismo. Deus é o único Deus!!
      Sincretismo religioso? Esse é um termo técnico usado por gente que não tem a visão verdadeira do mundo espiritual, que na melhor das circunstâncias permite uma leitura cultural e folclórica das religiões, e de forma alguma espiritual e cristã. Se um católico, mesmo em sua visão desviada do cristianismo original, a deturpa ainda mais dizendo que homens “especiais” (chamados de santos) têm os mesmos nomes de entidades do candomblé ou da umbanda, fala como pagão, e sob nenhuma hipótese, como seguidor do genuíno evangelho de Cristo. Santos são todos os homens separados por Deus, entidades são demônios, e uma coisa nada tem a ver com a outra.
      “Pela glória do teu nome”, ajuda-nos! Deus não age por egoismo e vaidade, nem nós devemos pedir nada a ele pelos mesmos motivos. Isso é difícil? Para os novos na fé, as crianças espirituais, sim, esses pedem porque precisam, pensam só neles, e Deus, em seu maravilhoso amor e inifnita misericórdia entende isso e dá, abençoa, responde, cura, liberta e perdoa. Mas amadurecer espiritualmente é acima de tudo purificar nossas intenções de louvor, de motivações. O crente adulto no espírito pede para que o nome de Deus seja louvado, tem em sua vida prioridades que possam de alguma forma revelar o Senhor, seu plano e sua justiça, aos seres humanos. 
      “Por amor do teu nome”, perdoa-nos! Muitas vezes, nossos pecados são tantos, nossa cerviz é tão dura, nossa história é tão complicada, que não temos forças para dar a Deus um bom motivo para nos perdoar. Todas as promessas foram feitas, e não foram cumpridas, tantos sonhos foram sonhados, e não se tornaram reais, assim só nos resta uma razão para implorar perdão, pelo amor do nome do Senhor. Mas essa situação extrema só acontece com alguns, ou, somente comigo? Penso que não, essa é a situação de todos os seres humanos, ou pelo menos daqueles que têm lucidez e coragem para admitir quanto seus pecados desagradam a Deus, ferem sua santidade.
      Por um mistério que só Deus sabe, e que saberemos na eternidade, temos um conhecimento limitado dos universos, seja o material, seja o espiritual. O que sabemos convém a Deus que saibamos, em sua maior parte, principalmente sobre o mundo espiritual, pela fé. Sabemos por escolha, por opção, mesmo que intelectualmente não tenhamos argumentos, mas o verdadeiro papel e poder de Pai, Filho e Espírito Santo, é algo que vai muito além do livre arbítrio humano. Deus não é opcional, criação da mente limitada de homens medrosos e ignorantes, muito menos somente uma força contrária que se opõe ao diabo, num equilíbrio entre o bem e o mal, luz e trevas. Deus é Deus, o diabo, um derrotado, e a luta entre o bem e o mal, só se passa dentro do homem.
      Jesus encarnado, como nos ensina João no primeiro capítulo de seu evangelho, é o que mais nos ensina sobre a natureza divina, João 1 é um dos textos mais profundos e misteriosos da Bíblia, não é por menos que Deus escolheu seu escritor para revelar as profecias finais do livro de Apocalipse. “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Nele estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.” João 1.1-5
      Deus criou e mantém a existência de todas as coisas, em todos os lugares e em todo o tempo, e Deus faz isso por Jesus, o verbo de Deus, o verbo da vida. Jesus é a expressão autorizada e mais precisa de Deus para revelar Deus aos homens neste mundo, e o Espírito Santo, enviado depois, deu continuidade a essa missão. Assim, quando nós cristãos dizemos que é tudo por Deus, pela glória e amor do seu nome, compartilhamos, pela fé, a maior verdade dos universos, e damos a Deus a adoração, que ele não precisa para existir, mas que nós precisamos para viver. Adorar a Deus é a primeira e mais importante necessidade humana, e quem entende isso, tem vida eterna.

Nenhum comentário:

Postar um comentário