quarta-feira, agosto 22, 2018

Neste mundo, estamos em trânsito, sempre

      “Então apregoei ali um jejum junto ao rio Aava, para nos humilharmos diante da face de nosso Deus, para lhe pedirmos caminho seguro para nós, para nossos filhos e para todos os nossos bens. Porque tive vergonha de pedir ao rei, exército e cavaleiros para nos defenderem do inimigo pelo caminho; porquanto tínhamos falado ao rei, dizendo: A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam. Nós, pois, jejuamos, e pedimos isto ao nosso Deus, e moveu-se pelas nossas orações.” Esdras 8.21-23      


      Acima, parte do texto do livro que descreve a viagem de Esdras e dos israelitas de Babilônia, onde estavam cativos, a Jerusalém, na terra prometida daquele povo de Deus. A Igreja é o povo de Deus da nova aliança em Cristo, os salvos de todos os tempos, lugares, nações é religiões cristãs, realmente novos nascidos e selados com o Espírito Santo. Diferente da nação física Israel, a nação espiritual Igreja, segue na vida terrena neste mundo, numa viagem da Babilônia espiritual para a nova Jerusalém no céu. Assim, não nos enganemos, nem nos acomodemos, de verdade nunca nos sentiremos em casa neste mundo, nem seremos de fato aceitos nele pelos seus legítimos cidadãos, os não salvos e não convertidos. Que bom que é assim, aqueles que se dizem cristãos, mas que não aceitam essa verdade, precisam rever suas relações com o Senhor urgentemente.

      Por mais paz e conforto que o Senhor dê a seu povo neste mundo, aqui não é nossa Jerusalém, sempre foi e sempre será um Egito espiritual, para os ainda não convertidos, e uma Babilônia espiritual, que tenta aprisionar os já redimidos com seus falsos deuses, seus poderes e suas vaidades, usando as metáforas do antigo testamento, Egito e Babilônia. Por isso é inútil cristão se envolver em política, mais que o mínimo necessário, que é votar no candidato menos ruim, por isso é inútil orarmos mesmo para libertação de nações. Devemos orar pelas pessoas e dar a elas um testemunho de justiça e misericórdia, mas este mundo, por enquando, pertence aos homens afastados de Deus e aos demônios, e é assim porque Deus autoriza isso. Mas não tema, por causa disso, nós, filhos de Deus por Jesus, não pertencemos a esse mundo, assim os homens maus e o diabo não têm poder sobre nós. 

      Cuidado com a heresia, ela tanto diminui a supremacia de Deus quanto dá ao homem, mesmo baseando-se numa suposta fé, uma autoridade que ele não tem. Essa irresponsabilidade só leva ao desvio, faz com que cristãos imaturos se achem super crentes, assim se metem em batalhas espirituais que Deus não mandou que se metessem, como faltam com respeito com os poderes do mundo e com o livre arbítrio do homem, potências que foram autorizadas pelo Senhor durante um tempo. Sigamos na humildade, a mesma que Esdras teve, “A mão do nosso Deus é sobre todos os que o buscam, para o bem deles; mas o seu poder e a sua ira contra todos os que o deixam”, oremos e Deus será movido pelas nossas orações, enquanto caminhamos rumo a nossa vedadeira Jerusalém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário