sexta-feira, agosto 17, 2018

Não peleje em batalha que não é tua

      “Nesta batalha não tereis que pelejar; postai-vos, ficai parados, e vede a salvação do Senhor para convosco, ó Judá e Jerusalém. Não temais, nem vos assusteis; amanhã saí-lhes ao encontro, porque o Senhor será convosco.” II Crônicas 20.17            

      O texto acima ou Mateus 11.30, “Porque meu jugo é suave e meu fardo é leve”, dizem a mesma coisa, não nos ocupemos com trabalho desnecessário, e como gostamos de carregar pesos que não são nossos, como gostamos. Em primeiro lugar porque sacrifícios nos conferem identidade, nos sentimos importantes e parecemos importantes para os outros, quando fazemos coisas que os outros veem e valorizam, principalmente se forem coisas que nos tragam algum sofrimento. Mas eis aí o primeiro e talvez o principal ídolo que o homem deve se livrar para colocar Deus no lugar certo em sua vida, a justiça humana. Se há justiça humana, não há justiça divina, e mesmo que essa justiça humana agregue ao homem alguma dignidade diante de outros homens, ela não glorifica a Deus e não dá ao Senhor liberdade para fazer o homem feliz. Assim, mesmo nos ministérios das igrejas, muitas vezes nos sobrecarregamos de trabalhos pesados, de responsabilidades, que na verdade Deus nunca colocou sobre nós. 
      Muitos, nessa paranoia de se achar paladino da justiça, querem viver as vidas dos outros, se acham no direito de criticar e de dar soluções para os outros. Isso às vezes é só escapismo, focamos nos outros para não olharmos para nós mesmos e nos resolvermos, tem muita gente, mesmo fazendo filantropia e vivendo vidas abnegadas só para não enfrentarem a si mesmas. A grande verdade sobre nós é que sem Deus nada somos, e nenhum, nenhum esforço nosso pode nos dar felicidade e paz. Isso significa que não devemos fazer nada? Claro que não, e pensar assim é usar a maneira mais preguiçosa de raciocínio, a generalização extrema, concluir que se não é de um jeito, deve ser do jeito oposto, quando a solução mais sábia está no equilíbrio. Nosso trabalho e esforço são feitos na consciência de que Deus, em sua misericórdia, permite-nos fazer algumas coisas, e sendo algo permitido por ele, devemos fazer com todo o coração, com o nosso melhor, contudo, não é a quantidade do trabalho que nos dá direito às bênçãos, mas a qualidade. 
      Deus estabelece conosco uma sociedade, sociedade de pai de amor com filho, eu pegunto, ele precisa da nossa parte? Não, mas ainda assim ele nos deixa fazer, para quê? Para que nós nos sintamos bem, úteis, não para que com isso possamos acumular créditos e barganhar direitos. Assim, acorde cinco dias por semana às seis horas, trabalhe oito horas seguidas, e à noite e nos finais de semana sirva a Deus também, mas numa igreja humilde sob à liderança de um pastor não ganancioso ou herege. Todavia entenda, Deus te abençoa por amor e de graça, o preço foi pago na cruz por Jesus, não por você, em tua labuta diária. Nesse entendimento realmente espiritual, colabore com dinheiro em sua igreja para ajudar nas despesas básicas do templo, mas não pense que se não dizimar estará amaldiçoado, dando brecha para o diabo te afligir, isso não é evangelho, não é nova aliança, não é cristianismo. Isso é jugo que homens, não Deus, jogam sobre você, é batalha que não tem que pelejar, fardo pesado e desnecessário. Contudo, essa vida leve e suave com Cristo tem um preço, confiar totalmente em Deus, não em suas forças ou em sua justiça, mas isso sim é vida de justo pela fé.

Nenhum comentário:

Postar um comentário