terça-feira, agosto 07, 2018

A minha graça te basta, de novo e de novo

      “E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo. Por isso sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco então sou forte.II Coríntios 12.7-10

      Deus me alerta o tempo todo sobre interpretar a Bíblia através do Espírito Santo, e não pelas tradições morais, sociais e religiosas de homens, sejam eles os líderes ou teólogos que sejam, falo disso constantemente aqui no blog. Contudo, não se enganem, eu amo a Bíblia, é o livro mais importante já escrito, consegue ser humano, poético e espiritual, com a mesma eficácia. O texto acima já foi compartilhado aqui diversas vezes, e ainda assim se renova e torna a falar comigo de maneira que sou impelido pelo Santo Espírito a posta-lo novamente no “Como o ar que respiro”, com certeza é um dos textos bíblicos que mais fala ao meu coração, me interpreta, ao mesmo tempo que me consola.
      Entendemos claramente que Deus permitiu que uma força do mal, em alguma instância que não sabemos ao certo, subjulgasse Paulo, com um objetivo útil para o Senhor e para o último apóstolo. Não sendo algo agradável, Paulo orou pedindo libertação, exatamente três vezes, então não orou mais. Ele entendeu que aquela libertação Deus não daria a ele, porque Deus tinha um propósito nela, manter Paulo humilde. Era o outro lado, que todos nós seres humanos precisamos aceitar para que tenhamos equilíbrio, uma benção, um talento, um privilégio, exige também um sacrifício, uma renúncia, uma dor, uma perda, para que Deus seja exaltado em nossas vidas, e não os nossos egos. Entendamos que viver com um espinho na carne não é viver em pecado, mas é ter limites, saber que certas coisas não podemos fazer, porque não temos forças emocionais para arcar com elas até as últimas consequências, mesmo que tenhamos capacidade intelectual para fazê-las.
      Essa lição ensinou a Paulo, e precisa ensinar a nós, não reclamarmos da vida, daqueles assuntos que parecem que nunca se resolvem, eles podem ser espinhos na carne autorizados por Deus, para que sigamos humildes e dependentes dele. Se não fosse assim, deixaríamos o Senhor, seguiríamos sós, nos achando autossuficientes. Que possamos dizer como Paulo, em determinados e específicos assuntos, com discernimento e convicção em Deus, “De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo... Porque quando estou fraco então sou forte”. Essa é uma das maiores lições que um cristão precisa aprender para amadurecer e realmente ser feliz, do contrário, continuará orando pedindo libertação de algo que Deus não quer libertar. Entendamos bem, Deus pode nos livrar de tudo, menos de espinhos na carne, eles existem para o nosso bem, saibamos identifica-los e aceita-los.

Nenhum comentário:

Postar um comentário