quinta-feira, agosto 02, 2018

Um pastor de verdade

      "Da mesma forma o Senhor ordenou àqueles que pregam o evangelho, que vivam do evangelho. Mas eu não tenho usado de nenhum desses direitos. Não estou escrevendo na esperança de que vocês façam isso por mim. Prefiro morrer a permitir que alguém me prive deste meu orgulho. Contudo, quando prego o evangelho, não posso me orgulhar, pois me é imposta a necessidade de pregar. Ai de mim se não pregar o evangelho! 
      Porque, se prego de livre vontade, tenho recompensa; contudo, como prego por obrigação, estou simplesmente cumprindo uma incumbência a mim confiada. Qual é, pois, a minha recompensa? Apenas esta: que, pregando o evangelho, eu o apresente gratuitamente, não usando, assim, dos meus direitos ao pregá-lo. Porque, embora seja livre de todos, fiz-me escravo de todos, para ganhar o maior número possível de pessoas.
I Coríntios 9.14-19

      Pastores atuais, não todos, eu não ousaria fazer qualquer generalização estúpida e injusta, mas muitos que se colocam como donos de igrejas, que escravisam tantos com a heresia que diz que dízimo e oferta é lei da nova aliança e que aqueles que não a obedecerem serão castigados pelo inimigo. Pastores arrogantes que exploram ovelhas para terem benefícios próprios, riquezas, luxo e poder, não usem a palavra de Paulo, no capítulo nove de sua primeira carta aos Coríntios, como argumento para lucrarem com o evangelho, vocês não merecem ser comparados com Paulo. O texto tem outro foco, revela um servo que pedia ajuda, com humildade, mesmo que com legitimidade, justamente por estar com necessidades materiais. 
      Mas mesmo assim, merecendo viver do evangelho, Paulo não fazia exigências, só precisava do mínimo para seguir obedecendo a Deus em sua missão. Sua alegria maior não era recompensa material, mas a satisfação de apresentar um evangelho de graça, como servo de todos, não como dono de igreja empresa que quer ser servido pelas ovelhas, que explora mão de obra voluntária de músicos e outros ministros, que abandona pobres, enquanto desfruta prazeres deste mundo. Paulo, esse sim, é um pastor de verdade, como poucos hoje em dia, por isso sua palavra tem envergadura moral atemporal para ensinar o verdadeiro caminho do evangelho, esse terá na eternidade, não neste mundo, uma honra especial. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário