terça-feira, setembro 18, 2018

Cuidado com quem entra em tua vida

      Minhas reflexões aqui são sempre pessoais, aliás, esse é um dos meus muitos defeitos, sou descabidamente pessoal, isso com certeza sempre me coloca em situações perigosas, sempre me expõe. Mas penso, que aquele que Deus chama para campartilhar a vida, seja num púlpito, numa sala de aula, em textos ou por vídeos, precisa ter esse “defeito”. Quem se protege demais, se cala demais, com certeza não se expõe e se protege mais, contudo, pouco ou quase nada terá a dizer sobre da vida.
      Existem pastores educados, carismáticos, que têm ministérios sempre de portas abertas, assim enchem com facilidade os templos, todavia, no púlpito, na hora de compartilhar a palavra, acabam sendo vazios e repetitivos. Se protegem demais, não saem do personagem que acham que precisam viver do homem de Deus vencedor e sempre satisfeito, eles não são pessoais, e acabam entregando uma palavra fria, e é fria porque é velha. Não são pessoais e não experimentam experiências pessoais, e mesmo se experimentam, não revelam aos outros, não facilmente. Sim, como em tudo, é preciso equilíbrio, assim como é necessário, a um líder, alguma proteção, seja como for, eu não sou assim, talvez por isso Deus me use aqui, em textos...
      Mas o ponto dessa reflexão é o seguinte: as maiores decepções que tive na vida, na maioria das vezes, foram com cristãos, e foram decepções anunciadas, por quem? Pelo Espírito Santo. Deus sempre me avisa antes, mas eu, teimosamente, querendo estar bem com as pessoas, querendo fazer novos amigos, ou preguiçosamene, não dando ao Espírito Santo a devida atenção, desobedeço e no final, me machuco e pior, machuco as pessoas. Um conselho, cuidado com quem entra na tua casa, cuidado com quem entra na tua vida, cuidado com quem entra em teu coração (cuidado com quem entra em teu corpo...). Ore sempre, e principalmente quando, por algum motivo, seja social ou profissional, uma pessoa que você não conhece até então, surgir em teu caminho.
      Cuidado dobrado no mundo moderno, com relacionamentos virtuais, fáceis de acontecerem em nossas vidas atualmente, mesmo que sejam vidas também virtuais, amigos de amigos, pessoas que por algum motivo, profissional ou outro, se aproximam para fazer parte de nossas redes sociais. Sejamos educados, mas cuidadosos, e sempre atentos à orientação do Espírito Santo que, creiam nisso, sempre, sempre nos avisa de possuíeis problemas, de armadilhas que poderão nos amarrar e causar muita dor em nossas almas e em outras.
      Ah se eu tivesse dado ouvidos ao Senhor, quanta encrenca teria evitado, tanta situação que acaba esquisita porque na verdade não era para ter acontecido, mas aconteceu e não se resolveu porque eu fui desobediente. Perdoem-se a honestidade neste texto, mas compartilho experiência que acabei de viver, e que está me machucando demais. Espero que essa dor sirva positivamente para algumas coisas, primeiro para que no futuro coisas semelhantes eu evite de acontecer comigo, mas também para que ensine a você sobre ter mais cuidado com novas “amizades”, principalmente virtuais.
      Depois não adianta choro, e se formos teimosos, a decepção pode ocorrer uma, duas, três vezes, ficando pior a cada vez, até que aprendamos a agir com mais sabedoria, com mais cuidado com quem deixamos entrar em nossas vidas. Algumas pessoas vêm com problemas não resolvidos, consigo mesmas e com Deus, pessoas que projetam suas inseguranças e rancores nos outros, pessoas que se fazem de vítimas, pessoas que Deus já vem tratando há algum tempo, mas que ainda não obedeceram o Senhor.
      Como eu disse no início, cristãos podem nos decepcionar mais que não cristãos, e esses temos certeza que deram, em algum momento, autorização a Deus para cuidarem de suas vidas. Mas para mim, isso acontece porque eu sempre espero mais de cristãos, principalmente corações mais humildes, que nos olhem com mais misericórdia e principalmente, que saibam perdoar. Mas quando vem a decepção entendemos que quem tem que ser humilde e misericordioso é sempre nós, sou sempre eu, e ser isso sem esperar que o outro seja primeiro.
      Mas eu tenho aprendido uma outra coisa com essas decepções, principalmente quando acontecem com “irmãos espirituais”, o final decepcionante não me deixa com um inimigo, mas com um motivo de oração, já compartilhaei isso outras vezes aqui. Cristão de verdade não tem inimigo, principalmente em se tratando de outro cristão, cristão tem um bom motivo para intercessão.
      Quando a situação acaba sem solução, sem entendimento, comece a orar pela pessoa, e aqui vai outro cuidado, não esconda atrás da oração qualquer tonalidade de vingança, muito crente imaturao faz isso com frequência. Não demonize aquele com o qual você se desentendeu pedindo coisas como “Deus pese a mão sobre ele”, ou, “Senhor, que ela veja a minha vitória enquanto é envergonhada”, isso não é de Deus, Deus não ouve esse tipo de prece e muito menos traz paz ao coração de quem ora assim.
      O cristão realmente espiritual colocará toda a sua energia, toda sua força mental e emocional em abençoar o outro, em clamar a Deus pedindo coisas boas, vitórias, prosperidade e honra para a vida daquele que o decepcionou com injustiça. Ore verbalizando o nome da pessoa, ore por ela, por seu cônjuge, por seus filhos, pela sua profissão, pela sua igreja. Não ore só uma vez não, mas várias, até sentir que a lembrança do fato não te machuca mais, que não traz a você qualquer rancor a memória da decepção e que possíveis encontros, físicos ou virtuais com a pessoas, não tirarão de você a paz. 
      Talvez, toda essa situação tenha sido permitida pelo Senhor para que você se levantasse em clamor pela vida de alguém, talvez você seja a última oportunidade que Deus esteja dando a alguém para se quebrantar e obedece-lo. Abençoe e não amaldiçoe e transforme uma armadilha do inimigo, uma surpresa ruim, em bênção, em adoração e louvor ao Deus da luz e do amor. “Bem-aventurados os misericordiosos porque alcançarão misericórdia.Mateus 5.7

Nenhum comentário:

Postar um comentário