sábado, setembro 01, 2018

Intelectualidade não é pecado - Fé na fé e “dizimolatria” são!

Fé na fé por dizimolatria - O comércio dos hereges e falsos pastores

      A afirmação feita no título desta reflexão parece a você sem sentido, parece desnecessária? Pois não é, saiba que na prática, na cabeça de muitos crentes atuais, e pior, mesmo em muitos púlpitos, existe o pensamento que liga intelectualidade, formação acadêmica e mesmo trabalho que não seja mais fisico, a algo errado, não cristão, mesmo a pecado. Em primeiro lugar isso é mais uma consequência dos dois pilares da heresia mais importante da atualidade: “fé na fé” e “dizimolatria”. O objetivo de muitos falsos pastores atuais é obter lucro, lucro se obtem com comércio, venda de algo por alguém e compra disso por outros. Para que haja demanda, é preciso preciso vender um produto atraente para a maioria. Citando um exemplo na área musica, qual é a música que mais vende hoje? Não é música erudita, essa precisa-se de algum conhecimento estético mais apurado para ser consumida, música sertaneja é uma campeã de venda no Brasil das últimas décadas, infelizmente, ritmos e harmonias simples com temas populares e vulgares.
      Assim, pastores gananciosos que são donos de igrejas-empresas vendem um “cristianismo” que a maioria, pelo menos na triste realidade do Brasil atual, quer comprar: que produto é mais genérico e acessível que fé? Sim, fé é muito importante, Paulo escreveu textos e mais textos sobre ela, principalmente para mudar a ideologia religiosa tradicional judaica que tinha obras como mais importante que fé. Para Israel da velha aliança, sua religião era fundamentada nos sacrifícios físicos feitos no templo, Paulo precisava ensinar, principalmente para esses, que a nova aliança do evangelho era baseada em fé no sacrifício completo e único de Jesus, não mais em obras. Contudo, os falsos profetas atuais vendem fé, mais até que Jesus, tema tão falado aqui no blog. Uma das consequências ruins dessa heresia é ociosidade intelectual, quem crê não pensa, e repito, isso está correto com relação a conceitos espirituais, que não podem ser provados cientificamente, como salvação e eternidade.
      Mas a vida neste mundo, para todos, não é só relação com o mundo espiritual, é relação com a matéria, com sobrevivência física, com a exteriorização da nossa comunhão com Deus na eternidade, sim, mas antes disso e enquanto isso, no planeta Terra. Assim, os que interpretam a fé do jeito errado trabalham neste mundo, não estou dizendo que isso não acontece, e trabalham muito, contudo, mais até que precisariam se entendessem e aceitassem a referência de homem maduro, em todos os níveis, que Deus estabelece e permite que sejamos, se obedecermos a ele e não a falsos pastores. Pastores gananciosos, ávidos para venderem produtos fáceis, como a fé, emburrecem ovelhas, limitam suas vidas, mimam as pessoas, por vários motivos. Primeiro porque quem crê, mas também pensa, entende a Bíblia sobre a ótica do Espírito Santo, compreende que o cânone bíblico não é um livro atemporal de moralidade cultural, mas principalmente percebe que o pastor ganancioso e herege não é pastor de verdade. Em segundo lugar, porque ciente de tudo isso, a ovelha para de comprar o produto oferecido pelo falso pastor.

Demonizando intelectualidade e ciência - Controlando ignorantes e pobres

      Eu disse, contudo, que o dono de igreja-empresa cria um comércio, o que ele vende é fé, e esse é um produto interessante? Sim é, o ser humano não vive sem fé, seja lá no que for que ele coloque sua fé. Mas qual é pagamento? O pagamento não é uma vida virtuosa que pratica o evangelho, que amadurece e dá um testemunho de justiça e misericórdia no mundo, esses são os retornos que pastores verdadeiros querem receber, lutam, sofrem, para que sua congregação seja apresentada ao Senhor Jesus como noiva santa e amadurecida. O pagamento é grana, dinheiro, bens materiais, através do quê? Do outro pilar da heresia mais presente nas igrejas cristãs atuais, a “dizimolatria”. A coisa está chegando num ponto, que se você diz a um crente que ele não precisa dizimar, ele acha que será amaldiçoado, o capítulo 3 do livro do profeta Malaquias é mais importante hoje, para muita gente, que João 3.16 ou I João 1.9, confessar pecados é menos relevante que dizimar. Você acha que estou exagerando? Não estou, mesmo que isso não seja verbalizado é o que ocorre nas cabeças de muita gente que não aceita que dízimo está na Bíblia, mas é ensino da velha aliança, não da nova em Cristo Jesus.
      Intelectuais e filósofos são frequentemente demonizados em púlpitos hereges, e muitos desses falsos pastores empresários usam equivocadamente textos como os de Paulo para apoiarem suas mentiras. A Bíblia não é contra a ciência, mas contra os homens maus que usam a ciência como desculpa para não terem comunhão espiritual com Deus. A filosofia por sua vez oferece ferramentas de pensamento que debaixo do Espírito Santo podem tornar o cristão mais lúcido, equilibrado e iluminado. Além diisso, mais estudo intelectual permite ao ser humano melhores profissões, mais bem remuneradas e no mundo moderno, com planos de carreira mais promissores, antenados com as novas perspectivas tecnológicas. O cristão, por sua vez, melhor colocado profissionalmente, aliado a uma vida espiritual coerente e dentro do plano de Deus, pode desempenhar um papel mais importante, atingindo com mais  eficiência a sociedade com seu testemunho. Em igrejas realmente dirigidas pelo Espírito Santo, depois da salvação, da cura e da adoração, deveria ser ensinado de púlpito valores intelectuais e emocionais que levam os filhos de Deus a uma consciência completa sobre o homem e a mulher que Deus quer que sejamos.
      Assim, chego ao título desta reflexão, intelectualidade não é pecado, trabalho intelectual não conspira contra o Espírito Santo! Toda essa heresia que leva a uma ideia contrária a isso, contribui, não para que as pessoas sejam mais espirituais, mais crentes, mas mais susceptíveis ao controle que o diabo quer fazer do mundo, nos últimos tempos. A heresia manipula cristãos a fazerem escolhas políticas ruins, deixando o estado nas mãos de líderes tão gananciosos quanto os pastores-empresários. Teologia da prosperidade deixa as pessoas mais materialistas, ocupadas com as piores coisas do mundo, e não com as virtudes espirituais, ela faz exatamente o oposto daquilo que os falsos profetas dizem fazer. Fé na fé e dizimologia não são sinônimos de unção, de consagração, mas de desvio, e é isso que a heresia faz, prende os desviados dentro de templos, que por estarem nesses locais acham fazerem parte de igrejas cristãs, quando na verdade estão longe da Igreja espiritual, corpo de Cristo, noiva do cordeiro, os salvos e redimidos por Jesus.

Ensino de crianças, adolescentes e jovens - O diabo foca nas escolas

      Não posso encerrar esta reflexão sem citar um ponto importante que está diretamente ligado a conhecimento intelectual: escola. Eis um lugar que o diabo tem interesse especial, principalmente nas escolas para crianças e adolescentes, por quê? Porque fazer a cabeça de crianças, adolescentes e mesmo de jovens universitários, é bem mais fácil que de adultos, na maioria das vezes já com opiniões formadas. Eis um lugar onde o indivíduo é empoderado principalmente para não acatar o ensino da família, mas do estado, das ideologias principalmente liberais e de esquerda. Mas eis um assunto onde a incoerência da mídia é bem notada, ao mesmo tempo que ela percebe que as escolas e o ensino não está funcionando com as últimas gerações, e assim crítica políticos e governo para que criem sistemas de ensino mais eficientes, ela precisa convencer a sociedade que escola é o melhor lugar para seus filhos. Dentro de escolas, o ser humano está longe da família e principalmente da tradição cristã de religião e moralidade, e para manter alunos nas escolas resultados de aprovação e de aproveitamento são o tempo todo maquiados, como consequência, no Brasil, muitos jovens chegam à maioridade como analfabetos funcionais, sem conhecimento básico de nada.
      Contudo, o que a mídia e todos os outros meios do diabo não admitem, é que o problema não está nas escolas, mas na família, com boa formação familiar, a criança, o adolescente, o jovem, terá condição de ter um bom aproveitamento mesmo de um sistema de ensino antigo e limitado. Contudo, sem estrutura familiar, sem respeito a pai e mãe, professores não serão respeitados, tanto quando polícia, chefes em empresas, enfim, todo tipo de autoridade. Todavia, o outro lado negativo, é que se o ser humano não respeita família e Deus, cairá nas mãos de políticos populistas, de gurus de tribos, já que o ser humano necessita essencialmente de liderança, se não aceita os certos, se ajoelhará diante dos errados, e então, o diabo conseguiu seu propósito, ser senhor. Seja como for, devemos tomar cuidado com as escolas, saber direitinho o que nossos filhos aprendem nelas, e principalmente, conhecer os professores, que em sua maioria, principalmente na área de humanas e sociais, têm um viés tradicionalmente de esquerda anti-cristã.
      Para encerrar, um esclarecimento para que não haja mal entendido sobre este texto: não são todas as pessoas que são chamadas por Deus para serem intelectuais, e o trabalho mais físico é tão agradável a Deus, útil e pode ser tão bem remunerado, quanto o intelectual, por favor não entenda errado esta reflexão. Também não somos todos chamados para ser ricos, a maioria dos cristãos Deus chama para ter um vida digna, mas sem excessos. Mas se for o teu caso, por favor, aceite este conselho, faça a tua parte, da melhor maneira possível, não só em quantidade, mas também com qualidade. Na vida espiritual, na adoração, em nossas relações com as melhores virtudes, fazer com qualidade é fazer com amor e em paz. Prefira ir menos a cultos e trabalhar menos nos ministérios das igrejas, se perceber que isso te permitirá fazer essas coisas com mais espiritualidade, com mais paciência e respeito com as pessoas, e com mais santidade e devoção para Deus. Na vida material, na profissão, qualidade está ligada diretamente a mais preparo acadêmico, a mais estudo, a mais cérebro e menos corpo. Deus tem o melhor pra você se você fizer a tua parte, não só em quantidade, repito, mas com qualidade.

José Osório de Souza, 01/09/2018

Nenhum comentário:

Postar um comentário