quarta-feira, setembro 26, 2018

Guarda o coração

      "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, pois dele procedem as saídas da vida." Provérbios 4.23

      O que é guardar o coração? Alguns acham que é tomar cuidado com o que falam, que é não contar para qualquer um o que sentem. Alguns acham que ser fechado e quieto é ser sábio, alguns confundem timidez ou malícia com sabedoria. Mas o texto diz que algo bom sai do coração, então as palavras são consequência, não causa, o texto diz “dele procedem as saídas da vida”, a causa vem antes do efeito, importa mais. Assim, não adianta tomar cuidado com o que sai, se lá dentro continua escondido algo ruim, não adianta aparência boa, se o conteúdo é mau, não adianta cuidar da consequência e se descuidar da causa.
      Guardar o coração é tomar cuidado com o que entra, com o tipo de sentimento, de desejo, de vontade, de planos, que armazenamos nele. O coração representa nossa parte mais profunda, mais íntima, é onde se encontra aquilo que realmente define nosso caráter. Se houver coisas boas, coisas boas sairão, então não precisaremos vigiar tanto o que dizemos. Quem guarda demais a boca é quem tem medo de revelar, numa falta de vigilância, o que esconde na alma, só teme quem deve, só se sente em dívida que anda errado e ainda não se consertou.
      Então, tenhamos cuidado com o que guardamos lá dentro de nós, busquemos sentir e querer coisas boas, coisas do alto, coisas que abençoam, que fazem bem, que louvam a Deus, coisas realmente do Espírito Santo. Se guardarmos assim nosso coração, o que sair dele, pela nossa boca, pelas nossas palavras, pelos nossos atos, pelas nossas ações e mesmo pelas nossas reações, pegas de surpresa, serão vida, não morte. Desse jeito será no lugar que for, no ambiente que for, em casa, no serviço, na escola, no trânsito, no mundo ou no templo. Procure nem deixar entrar, mas se algo ruim tentar ficar no teu coração, ore, com todo o sentimento, até que só fique a paz do Senhor, que não deseja o mal a ninguém, que a ninguém rouba, seja lá o que for, que sempre obedece a palavra de Deus.

      “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti.Salmos 119.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário