sábado, setembro 08, 2018

Passado, presente e futuro

      Uma das coisas que nos define como seres humanos é a noção de tempo. Deus é eterno, pra ele sempre é presente, ele não envelhece. Nós sim, envelhcemos, é o pecado que nos envelhce, foi a sua presença em nossas consciências que nos levou à morte. A morte espiritual ainda pode ser vencida pelo nome de Jesus, mas a física, quem não for arrebatado, evento que ocorrerá uma vez no final dos tempos, provará a morte. Enquanto isso sofremos a ação do tempo sobre não nosso corpos e almas, e sobre não nossos espíritos, quando não estamos em Deus. Mas se o passar do tempo sobre nós é inexorável, como viver cada tempo da melhor maneira possível, como sermos felizes apesar do tempo?
      Primeiro é preciso entender que vivemos todos os tempos, passado, presente e futuro, ao mesmo tempo no tempo presente. Passado só existe quando sentido e avaliado no presente, assim como futuro, existe quando imaginado e planejado, hoje. Assim, só o presente é de fato real, passado e futuro são subjetivos, impressões que temos deles nos pensamentos e nos sentimentos. No caso do passado, muitas vezes nossas lembranças não refletem o que ele foi de fato, mas o que guardamos dele na cabeça e no coração. Cada um registra e mantém armazenado em si aquilo que lhe interessa, que lhe é conveniente, que lhe dá mais prazer, mas mesmo acontecimentos dolorosos, que tentamos esquecer, são guardados em nós e deixam marcas, mesmo que conscientemente não saibamos ou assumamos disso.
      Todos, contudo, temos, talvez por um lado positivo do instinto de sobrevivência, a tendência de achar no presente que as coisas boas do passado eram melhores que realmente foram, assim dizemos constantemente, “naquele tempo as coisas eram diferentes, eram melhores”. Eu penso que a tendência, de fato, na história da humanidade, é que as coisas tendam a piorar, as coisas realmente estão ficando piores, o passado de fato, de maneira geral, era melhor. Penso que é assim mesmo que a “agenda do mal” queira nos convencer que presente e futuro são melhores, porque estamos superando preconceitos e intolerâncias que haviam antigamente. Obviamente tal agenda prega isso porque quer aliar ao cristianismo parte importante da velha ordem mundial que tal agenda diz escravizava e controlava o mundo, bem, esse não é o assunto dessa reflexão, voltemos ao tema, ou ao tempo.
      Se o passado pode ser uma mentira, o futuro pode ser uma ilusão, algo que gostaríamos que acontecesse, às vezes mais do que poderá ser e às vezes menos. Mas o ponto é: como administramos em nossas mentes e corações o passado, o presente e o futuro à medida em que vivemos? Quer ouvir um pensamento extremado: deveríamos nos ocupar só do presente! Mas como, você pode questionar, isso não é irresponsabilidade, imaturidade? Não, Deus é presente em todo o tempo, Jesus viveu o presente de forma plena. Se realmente déssemos cada passo de nossa caminhada em Deus, viveríamos o presente com a melhor qualidade possível, sem nos preocupar com mais nada, ao mesmo tempo criando um legado de passado de honra e indo em direção a um futuro seguro e sempre melhor.
      Mas infelizmente, na prática, a maioria de nós, confia mais em si mesmo que em Deus, vive mais para si que para Deus, assim, sempre temos passados para nos arrepender, que nos farão viver presentes temerosos e nos farão tentar criar futuros tão fantasiosos quanto ineficientes. Quem passou por dificuldades financeiras no passado, se tiver caráter, mas não confiar em Deus, se encherá de ocupações e preocupações no presente, experimentando a tortura que é estar preso entre a culpa do passado e o medo do futuro. Na verdade, o que precisamos mesmo é por em prática o evangelho que tanto dizemos gostar e seguir, viver com responsabilidade, mas em Deus, trabalhar bastante, mas em Deus. Só Deus é presente o tempo todo, assim, só vivendo nele poderemos viver o tempo do jeito certo, sem carregarmos os pesos do passado, do futuro, do tempo.
      O passado Deus perdoa, e o fururo, quem sabe é Deus, assim façamos nossa parte no presente, mas com fé, com confiança no Senhor, ainda mais nestes tempos terríveis em que vivemos e que tendem a piorarem, no Brasil e no mundo. Ninguém se engane quanto a isso, falsos deuses, como dinheiro ou poder, não salvarão ninguém. Você já perguntou por que mesmo que nós erremos tanto e que Deus saiba até dos erros que cometeremos amanhã, logo depois de prometermos a ele e a nós que não erraremos mais, por que ainda assim o Senhor cuida de nós e não lança em nossos rostos nossa infidelidade? A resposta é porque Deus vive conosco o nosso presente, ele acredita em nós agora, e dá crédito às palavras que estamos falando a ele neste momento, que queremos segui-lo, que o amamos, que seremos pessoas melhores de agora em diante. 
      Na maior parte das vezes, quando a vida perde a graça, quando o passado fala mais alto a ponto de anular de vez qualquer possibilidade de um futuro melhor, é porque nós desistimos de nós mesmos, é porque passamos a acreditar que seremos eternos escravos do tempo passado. Quem desiste de nós somos nós, não Deus, contudo, mesmo essa escolha, Deus respeita. Assim, entreguemos de vez, passado e futuro, nas mãos do Senhor, olhemos para ele, não para o tempo, e façamos a cada instante o nosso melhor. O Espírito Santo que nos habita é o Deus presente, que nos ajuda a focar num presente equilibrado, ele conhece nossos limites, e só ele pode nos dar o conhecimento de um presente espiritual eterno no espírito, indiferente de nossos corpos encelhecerem e serem presas de um templo implacável.
      Quem ao tempo se prende, faz do tempo seu senhor, mas aqui está um maravilhoso mistério, os que vivem um presente eterno em Deus, não provarão mortes dolorosas e humilhantes, na passagem Deus dará a eles um momento em paz, a honra final nesta vida para quem realmente confiou no Senhor e não no tempo. “Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? (Porque todas estas coisas os gentios procuram). De certo vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; Mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.Mateus 6.31-34

Nenhum comentário:

Postar um comentário