domingo, setembro 09, 2018

Deixemos todo o embaraço e conquistemos a paz que permanece

      "Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta." Hebreus 12.1

       Todos nós já provamos sentimentos, situações e mesmo relacionamentos, que parecem levar a nada, ao mesmo tempo que ficam consumindo nosso tempo como um vício. Isso são embaraços, laços de uma cilada, às vezes mais espiritual que físico ou psicológico, seu principal objetivo é nos roubar a paz. Uma definição simplista da vida pode ser o tempo em que lutamos, cada um com suas armas, para estarmos em paz conosco. Estar em paz com nós mesmos, para alguns, pode ser estar em paz com os outros, agradar os outros. Outros por sua vez, estão em paz mandando todo mundo às favas, tentando não se importarem com que os outros pensam deles. 
      Seja como for, todos nós tentamos nos livrar de embaraços, de confusões, de "tretas", como dizem os jovens, para termos ao menos alguma paz. Alterando um pouquinho um ditado popular, quando somos jovens damos um boi para entrar numa briga, mas quando ficamos velhos, se amadurecemos do jeito correto, damos uma boiada para não entrar. Sabemos que amadurecemos quando conquistamos uma paz que permanece e não a troca do princípio, usando um termos mais educado, “dane-se todos”, por tranquilidade interior. Sim, usando esse princípio muitos chegam à idade adulta e pensam ter amadurecido, mesmo cristãos, mas a troco de ignorar verdades sobre si mesmos e sobre a vida. 
      Só em Deus amadurecemos com lucidez, conscientes de nossos limites, e mais que isso, assumindo que não somos e nem precisamos ser os melhores, assim como reconhecendo que os outros podem ser melhores que nós em muitas coisas. Maduros não temos inveja, nem nos sentimos na obsessão de sermos quem não somos, maduros assumimos nossas escolhas e nos responsabilizamos por elas. Amadurecidos em Deus, aceitamos as verdades e somos felizes, mas principalmente, conquistamos uma paz que permanece, longe de todo embaraço. Maduros, paz torna-se o valor mais importante para nós, mais que a vaidade de vencer discussões ou de dar a última palavra. 
      Jesus encarnado era esse homem, livre dos embaraços, principalmente daqueles que os religiosos de sua época queriam jogar sobre ele. A importância de sabermos nos livrar de embaraços nós só entendemos quando amadurecemos de fato, enquanto isso não acontece, contudo, infelizmente podemos desperdiçar talento, trabalho, saúde e tempo, brigando por mesquinharias, alimentando a nossa vaidade e as dos outros. De uma coisa nenhum cristão pode se livrar, da carreira que Deus propõe a ele quando o chama para a redenção em Cristo, quando enfim aceitamos isso como o melhor para nós, começamos a viver de fato, com paciência, em paz, livres dos embaraços e do pecado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário