segunda-feira, junho 17, 2019

Ajudar financeiramente: considerações

      “O ímpio toma emprestado, e não paga; mas o justo se compadece e dá.Salmos 37.21

      “O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.Provérbios 22.7

      “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Romanos 13.8

      “Ao Senhor empresta o que se compadece do pobre, ele lhe pagará o seu benefício.Provérbios 19.17

      Nos tempos em que vivemos, de crise econômica e de muito desemprego, de empresas falindo e gente tendo que baixar seu padrão de vida, todos nós enfrentamos a situação de ter que ajudar alguém financeiramente ou mesmo de precisar que alguém nos ajude, a Bíblia dá algumas orientações com relação a isso. Os versículos iniciais resumem tudo, quem ajuda, convém dar, e não emprestar (1º texto), já com o coração pronto para não ganhar nada por isso, sejam juros sobre o valor ou algum poder sobre o que recebe. Dar pra ganhar, seja em valor material ou no orgulho, não está ajudando, mas escravizando, prendendo alguém (2º texto), por outro lado quem recebe precisa ter essa consciência, e aqui não me refiro a alguém pobre, mas a alguém que está numa situação financeira difícil seja por circunstâncias do mercado, seja pela própria inabilidade (ou irresponsabilidade) em administrar seus bens. 
      O melhor é não pedir nada a ninguém (3º texto), principalmente em se tratando de dinheiro, antes, orar a Deus e fazer mesmo os sacrifícios necessários para sair da situação, ainda que abrindo mão do orgulho próprio. Mas quem ajuda precisa, antes de tudo, ter a consciência espiritual cristã de que se ele pode abençoar alguém com sua situação financeira melhor, é porque Deus, em sua grande misericórdia, permitiu isso (4º texto). Isso não é mérito próprio, e se alguém ainda se equivoca achando que tem o que tem e é o que é só por esforço pessoal, é porque ainda não entendeu e se entendeu não aceitou, a fragilidade que todo ser humano experimenta neste mundo, que todos estamos sujeitos a surpresas desagradáveis e mesmo terríveis, como acidentes e enfermidades. Convém a todo nós andarmos em humildade, nos colocando sempre no lugar do outro e entendendo que a vida dá voltas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário