domingo, junho 30, 2019

Não basta sermos crentes, temos que ser cristãos

      “Jesus respondeu-lhes, e disse: Na verdade, na verdade vos digo que me buscais, não pelos sinais que vistes, mas porque comestes do pão e vos saciastes. Trabalhai, não pela comida que perece, mas pela comida que permanece para a vida eterna, a qual o Filho do homem vos dará; porque a este o Pai, Deus, o selou. Disseram-lhe, pois: Que faremos para executarmos as obras de Deus? Jesus respondeu, e disse-lhes: A obra de Deus é esta: Que creiais naquele que ele enviou.João 6.26-9

      O que as pessoas dizem sobre fé e milagres?

- “O que importa é ter fé, quem crê recebe o milagre”: nesse pensamento os evangélicos precisam entender que muitos católicos que vão à cidade de Aparecida do Norte creem e recebem milagres, outros tantos que vão a curandeiros espíritas para submeterem-se a cirurgias espiritualistas e outras práticas também creem e recebem milagres, assim como muitos que fazem ioga, praticam o budismo ou o islamismo, dessa forma ter fé basta par se receber milagres? Sim, mas a pergunta é: o milagre vem de Deus?

- “Mas eu frequento igreja evangélica, não sou idólatra, nem satanista, meu milagre vem de Deus”: sim e não, em primeiro lugar quem sabe se o milagre provado por católicos, espíritas e de outras religiões não vem de Deus? Deus ama e ouve a todos, ainda que só salve para a eternidade por Jesus, abençoa a todos neste mundo, indiferente de suas crenças. Em segundo lugar fazer parte de igreja evangélica não legitima uma ação como divina. Mas alguém pode argumentar, “o que isso importa? Importa é que as pessoas recebam o que buscam com fé”. 

- “Pensamento positivo cura”: sim, e isso até a ciência estuda, uma atitude emocional e mental positiva, benigna, não ansiosa, tranquila, pode desencadear mecanismos químicos em nossos organismos que propiciam cura física, às vezes de maneira surpreendente. Nessa disposição tanto cristãos como não cristãos, religiosos como ateus, podem receber milagres, ainda que não seja uma ação divina extraordinária. Mas como Deus age, o que de fato é milagre, o que é fé? Se a pessoa recebe algo de bom isso já não representa uma manifestação do pai de luz, de Deus?

      O que precisamos aceitar é que o ser humano é essencialmente espiritual e crente, os que se dizem ateus ou confiantes apenas na ciência, poucos deles de fato conseguem praticar o que dizem, se é que mesmo esses conseguem. A maioria só substitui o objeto da fé, o chama por outro nome, mas ainda assim crê no mundo espiritual e exercita uma crença. Assim, fé não é direito exclusivo de cristão, de protestante ou evangélico, e muitos se convertem de fato ao evangelho, recebem a salvação, mas continuam vendo fé e milagre sob um ponto de vista profano.
       É preciso entender que a fé que salva é diferente, é dom de Deus, talvez seja o único, primordial e genuíno milagre, ela nos permite enxergar a especificidade de Cristo, o poder exclusivo de Jesus, a verdade única do evangelho, evangelho aliás que é muito mais que amar o próximo e ter práticas sociais de justiça. Quando essa primeira fé é experimentada nossas vidas entram em sincronismo com a vontade de Deus, Jesus nos sintoniza com o altíssimo, nessa “frequência”, se nos mantivermos obedientes, vivenciamos uma vida de milagres não excepcionais, mas naturais e constantes.  
      O novo nascido em Cristo não busca milagres, mas anda neles, o tempo todo, por isso é tão importante adorar, agradecer, mais que pedir, em Jesus já recebemos tudo, na terra e no céu, para sempre. Jesus não faz milagres, é bem mais que isso, ele é o milagre, milagre que habita-nos para sempre pelo Espírito Santo, assim qualquer intenção de pagar preços para se receber algo de Deus, além de ser ineficaz é desnecessária, para o verdadeiro filho de Deus. O salvo tem direito a tudo de graça, os que querem pagar para receber, seja por promessas, sacrifícios, dízimos ou mesmo assiduidade em cultos, esses ou ainda não são salvos ou não entenderam o que é serem salvos. 
      Por que essa discussão é importante? Bem, é relevante para os que querem conhecer mais de fato a Deus, quem só quer uma religião, algo para crer, ou só receber algo que precisa de um jeito sobrenatural já que por algum motivo não o pode receber por maneiras naturais, pra esses tanto faz. Mas nós, que seguimos o verdadeiro cristianismo, a estrada de fato estreita do evangelho, a Jesus o caminho, a verdade e a vida, que queremos ser mais que novos nascidos, mas cristãos maduros, nós buscamos muito mais que milagres físicos. Nós desejamos mudança de caráter, de comportamento, buscamos exercitar misericórdia, perdão, sermos curados de mágoas e rancores, termos a paz que permanece.
      Por que eu insisto tanto nesse assunto aqui no “Como o ar que respiro”? Porque vender milagres físicos é fácil, e pastores inescrupulosos têm se aproveitado disso, mas o mesmo tipo de povo imaturo espiritualmente que quer ouvir isso hoje em dia, queria ouvir na época em que Jesus andou na terra como homem encarnado. Sim, Jesus fez muitos milagres, e precisava fazer para convencer um povo superficial, carnal, incrédulo, mas se isso tivesse bastado para convencer o povo sobre quem era Cristo, Jesus não teria sido crucificado sozinho, sem apoio popular, trocado por Barrabás. Os que de fato entenderam quem era Jesus o seguiram depois e pagaram com o sacrifício das próprias vidas por isso, nenhum milagre os livrou disso.
      As perguntas finais que faço são: eu quero seguir a Jesus? De verdade? Ou só o busco para receber milagres? Qual a qualidade da minha fé? Ela se satisfaz com a oração de emprego, de casamento, ouvida? Ou tenho fé que o Senhor me dá forças, me dá paz, ainda que eu faça tudo certo e mesmo assim só tenha o suficiente materialmente para viver, ainda que o homem seja injusto comigo, ainda que eu nunca seja valorizado, respeitado, como eu gostaria de ser? Eu de fato estou pronto para ver morrer meu ego e viver o propósito maior de Jesus em mim? Ou faço as coisas do meu jeito e ainda, mesmo que inconscientemente, exijo que Deus me dê vitória só porque creio? Fé pode até alcançar coisas, mas só a genuína fé de Deus, em Deu e para Deus, pode nos aproximar de Deus e nos fazer seres humanos melhores. Não basta sermos, crentes, temos que ser cristãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário