sexta-feira, junho 07, 2019

Não pegue atalhos

      “Os que semeiam em lágrimas segarão com alegria.” Salmos 127.5

      O ser humano sempre foi tentado a pegar atalhos, o provar do fruto proibido da árvore do conhecimento do bem e do mal descrito no livro de Gênesis foi um atalho, o primeiro deles, e todos sabemos no que isso deu. Contudo, as últimas gerações, mal educadas pelas “penúltimas” gerações, têm desejado e usado atalhos de maneira exagerada, por isso o mundo, e o Brasil em especial, vai do jeito que vai. O que leva as pessoas a buscarem atalhos? Ociosidade e ganância, de quem quer ser e ter sem pagar os preços certos para isso, isso ocorre em todas as áreas e lugares, inclusive na religião, na espiritualidade, nas igrejas evangélicas. Atalho foi e é a solução do diabo, ainda que muitas vezes ele dificulte o caminho, ao invés de facilita-lo, só para o ser humano achar que está trilhando um caminho mais excelente que o simples e direto caminho do Deus verdadeiro. 
      Por que tantas pessoas buscavam Jesus encarnado? Poucas entendiam sua missão redencionista, a maioria só queria milagres físicos. Ainda assim, sabendo que as pessoas só queriam atalhos, Cristo as curou, as alimentou, as salvou. Mas aquele era o início do evangelho na Terra, milagres físicos eram necessários, uma maneira para que o povo daquela época e ainda dos séculos seguintes cressem em Jesus como filho legítimo do único Deus. A um povo estúpido Deus se mostra pela força, mas a um povo sensível Deus se revela com discrição. Atualmente, com o progresso da ciência, da medicina, da vida social, da democracia, do entendimento da psiquê humana, Deus pede mais de um homem civilizado e mais apto a conhecer e provar as profundidades da vida com ele. Hoje atalhos são para crianças ou limitados de alguma maneira, seres humanos sadios e crescidos precisam andar pelo caminho reto, crendo e trabalhando, fazendo as partes que lhes convém e deixando Deus fazer a parte que lhe compete. 
      O que são atalhos? Colar nas provas é atalho, comprar TCC pra terminar a faculdade é atalho, mentir no C.V. é atalho, fazer cursos que pagando aprovam é atalho, fazer sexo casual é atalho, usar prostituição, real ou virtual, é atalho, comprar no cartão de crédito a juros altos é atalho, utilizar “gato” de energia elétrica, de TV a cabo, de internet, é atalho, adquirir celular roubado é atalho, comprar habilitação para dirigir é atalho, consumir produtos piratas de toda espécie é atalho. Mas ser religioso, assíduo em cultos, mas sem ter uma vida privada de oração e consagração também é atalho, achar que o simples fato de estar num templo, cumprir um rito, pagar uma promessa, fazer um jejum, ser fiel a uma novena, dar dízimos, são atalhos se fazemos tudo isso só crendo que depois teremos direito de pedir e receber algo de Deus, na grande parte das vezes no campo material. Atalhos dão alegria rápida mas fugaz, o caminho reto e correto pode nos levar às lágrimas, mas nos dará bens duradouros e que nunca nos farão mal, atalhos são armadilhas, o caminho certo é abrigo e honra. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário