terça-feira, junho 25, 2019

Justiça ou misericórdia?

      “Antes sede uns para com os outros benignos, misericordiosos, perdoando-vos uns aos outros, como também Deus vos perdoou em Cristo.Efésios 4.32

      Enquanto vivemos neste mundo Deus é justo com aqueles que não têm comunhão com ele através de Jesus, com aqueles que ainda não nasceram de novo em Cristo. Isso independe de religião, de boas obras, de ser alguém do bem e que faz bem ao próximo, se tudo isso houver, mesmo que não se seja filho de Deus o Senhor é justo e retorna bênçãos neste mundo. Mas com aqueles que são filhos, que nasceram de novo, que de fato se converteram a Jesus, Deus é misericordioso, para esses o Senhor pode fazer o impossível, mesmo o não merecido neste mundo, para abençoar os que o buscam com intimidade, e na eternidade dá uma posição espiritual perto dele, em paz, em glória. E nós seres humanos, como devemos tratar os outros, com misericórdia ou com justiça? A melhor resposta é, obedecendo a Deus, ainda que o evangelho nos oriente como regra geral que devemos ser misericordiosos, existem momentos que o Espírito Santo manda que sejamos justos. Isso não é tratar ninguém mal, mas com justiça. 
      Eu entendo o texto inicial como uma orientação de Paulo para tratarmos principalmente os da fé, os irmãos em Cristo, mas para o nosso bem é bom que demos a todos o perdão, já que ausência de perdão pode prejudicar mais ao que não dá que ao que não recebe. Contudo, para que Deus trabalhe, em alguns casos é bom perdoarmos, mas permanecermos distantes, não tentarmos uma reaproximação, entregar nas mãos de Deus e deixar que Deus aja e que a pessoa mude. Isso pode acontecer em certas situações onde tentamos resolver um problema de relacionamento e não conseguimos, você já deve ter tido experiências onde parecia que quanto mais tentava consertar mais o problema se complicava. Essa é uma situação típica de opressão espiritual, de atuação de demônios, e se o mal não está com você, que orou, pediu perdão e perdoou, o mal deve estar com o outro. Assim, entregue nas mãos de Deus e fique longe, em paz, não se pode vencer todas, nem todos querem estar próximos a nós e alguns passarão a vida dizendo que têm razão e que o problema somos nós. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário