sexta-feira, junho 14, 2019

E se Deus te dissesse que é só isso?

      “Temos, porém, este tesouro em vasos de barro, para que a excelência do poder seja de Deus, e não de nós. Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados. Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos” II Coríntios 4.7-10

      Diz-se que a esperança é a última que morre, isso é ditado popular que remonta ao mito grego da “caixa de Pandora” (pesquise no Google para saber a respeito, é uma metáfora tão poética quanto real em nossas vidas). Sim, o que nos mantém vivos é a esperança, de um jeito ou de outro o ser humano precisa dela para levantar de manhã e seguir trabalhando, estudando, lutando, amando, construindo coisas boas. A esperança mantém viva a fé, e o homem precisa de fé tanto quanto de comida e de água, mesmo que ateus e materialistas digam o contrário.
      Esperança é aquela boa expectativa que se mantém no coração, muito mais que na cabeça, e que nos dá a estranha certeza que algo bom e que não sabemos bem o que é, e por isso é estranha, irá acontecer, de alguma maneira, em algum momento, tornando nossa vida melhor. Nós cristãos, novos nascidos em Cristo, temos nossa esperança viva em Deus através de Jesus no Espírito Santo, ela é mais que um bom sentimento, é uma certeza, não só pela fé, não por nós, mas pelo Senhor, criador e salvador de tudo.
      Com esperança passamos a vida, e mesmo com o corpo envelhecendo, adoecendo, se enfraquecendo, com a paixão se esfriando, com o desejo diminuindo, sempre mantemos dentro de nós a esperança, que a caminho do final de nossas existências fica (ou pelo menos deveria ficar) mais forte em Deus, não nas ilusões, nas mentiras, mesmo aparentemente boas do plano físico. Eu tenho esperança, e com sessenta anos ainda sonho, não mais com tolas vaidades, mas em ser mais útil para Deus, em ser ferramenta de benção que permanece nas vidas das pessoas. 
      Então, chego ao ponto desta reflexão, com uma pergunta, e se Deus te dissesse que é só isso? E se teu Senhor comunicasse a você que nada de fantástico, de milagroso, de impossível irá ocorrer na vida que te resta? Você se sentiria medíocre, inútil, desanimaria de vez para continuar vivendo? E se a esperança morresse, você ainda assim continuaria vivo? A ilusão mais difícil de morrer é a de querermos ser luzes fortes como cristãos para que todos nos vejam brilhar, mas querer ser espiritual também pode ser vaidade, e como tal, uma ilusão, ainda que com a intenção mais pura de querer agradar a Deus.
      Só os realmente maduros podem ouvir de Deus isso, “não há mais nada, isso é tudo”, esses poderão enfim entender o que é morrer para que Cristo neles viva. A verdadeira, melhor e maior das esperanças nunca morre, se morre é porque é uma falsa esperança, é uma ilusão, então, não se desespere, mas busque mais a Deus para entender o que de fato ele quer de você. Podemos passar toda uma vida com a expectativa equivocada, e é isso que acaba, acaba porque não é de fato um valor de Deus, o que é de Deus é eterno. 
      É só isso, nada mais há para você? Sim, para o que você talvez tenha sempre achado que era o melhor pra você, e que Deus até usou para te atrair, para te aperfeiçoar, mas ele não te mostrou que era ilusão porque você ainda não estava maduro, preparado o suficiente para saber a verdade. Receber essa notificação do Senhor não é o fim, é o recomeço, um novo e derradeiro recomeço, mas agora sem ilusões, só com verdades, afinal você cresceu e agora pode ouvi-las e obedecê-las. Se esse for o teu caso, bem-vindo à melhor idade espiritual, agora o Senhor poderá usá-lo sem ressalvas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário