sábado, junho 22, 2019

Santidade e unção

      “Em todo o tempo sejam alvas as tuas roupas, e nunca falte o óleo sobre a tua cabeça.Eclesiastes 9.8

      Como um versículo pode conter tanta profundidade espiritual em duas simbologias perfeitas que só o Espírito Santo pode ao homem inspirar. Roupas alvas, roupas brancas, roupas limpas, ninguém civilizado se apresenta socialmente nú, mas vestido, não se vê o corpo, mas as vestes que cobrem o corpo. Roupas dão identidade às pessoas, conhecemos o gosto, o estilo de alguém, mesmo ante de alguém falar e expressar suas opiniões, pelo que ele veste. O escritor bíblico, o sábio Salomão, dá como princípio de sabedoria que o homem esteja sempre com vestes brancas, ele não se refere a uma preferência de cor de vestimenta, mas à santidade, da alma e do espírito. Uma consciência limpa e uma mente leve são consequências de limpeza interior, só o evangelho pode limpar o ser humano e dar a ele roupas alvas. Mas essa é só metade da benção que só o evangelho concede ao ser humano, e só o evangelho pode cumprir a palavra de Salomão, “em todo o tempo”. 
      Óleo sobre a cabeça, é a segunda metáfora, que significa unção espiritual, presença abundante de Deus, plenitude no Espírito Santo, uma coisa é consequência da outra. Não podemos ter a unção genuína de Deus sem antes sermos limpos por ele, só o santo pode ser ungido, assim tenhamos cuidado, muitos que se dizem e parecem ungidos, podem não ser. Muita alegria e liberdade emocional que se vê por aí em pregações e ministrações com música, mesmo usando palavras proféticas podem ser só paixão e carisma humanos, não óleo do Espírito Santo, se não houver na vidas das pessoas o temor que vem da santidade adquirida quando se está de fato diante do trono do Senhor. O evangelho nos dá um privilégio que o povo de Deus no antigo testamento não tinha, acesso ao Espírito Santo para sempre. Isso só aconteceu depois de completa a obra redentora de Jesus, a partir da descida do Espírito Santo na festa de pentecostes em Jerusalém, narrada no livro de Atos. 
      Santos e ungidos em todo o tempo, na prática nós conseguimos isso? Não, mas isso sempre deve ser nosso foco, nosso objetivo, nunca menos que isso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário